Marília

Obra na SP-294 em Marília atinge 11 mil m² de vegetação; prevê compensação

Obra na SP-294 em Marília atinge 11 mil m² de vegetação; prevê compensação

As obras de duplicação da rodovia SP-294 em Marília, que contemplam ainda a abertura de vias marginais de trânsito e uma faixa de ciclovia vaio provocar a supressão de 11 mil metros quadrados de vegetação e a liberação do projeto envolve compromisso de compensação.

Seguindo a análise da Cetesb, a companhia ambiental do Estado, serão atingidas 1,11 hectares de fragmentos de vegetação que incluem 70 espécies diferentes espécies.

“Essa supressão terá uma compensação florestal de 20,67 ha, compromissada pela Concessionária com a Cetesb. A CETESB irá acompanhar as obras e todas as medidas mitigadoras e compensatórias previstas no processo de licenciamento ambiental”, diz um comunicado da companhia.

A Eixo SP, concessionária responsável pela rodovia e pela obra, disse ao Giro Marília que estudos de impacto na vegetação são submetidos a avaliação do poder concedente – o Governo do Estado, pela Artesp – e da Cetesb.

“As extrações seguem à legislação ambiental com medidas compensatórias de plantio que contribuem com a preservação de áreas de preservação permanente e a conservação de áreas às margens de nascentes”, diz a empresa.

A Eixo SP informou ainda que já efetuou, desde o início de sua operação, a restauração de mais de 190 hectares de áreas com florestas nativas.

“Considerando ainda o compromisso com a sociedade e o meio ambiente, em 2022 a Eixo SP realizou diversos plantios voluntários. Somente em Marília, foram plantadas 500 mudas no projeto Doce Futuro, situado no bairro Maracá”, diz o comunicado oficial.

A supressão de árvores para as obras já provocaram algumas situações polêmicas com moradores. A mais recente foi o corte de diversas palmeiras na via de acesso a um condomínio na zona norte por onde passam as obras de marginais. Com mais de 20 anos, árvores foram derrubadas em meio a protestos para que fossem transferidas.

Também o9uve polêmicas em outras cidades, como no corte de árvores frutíferas que ficavam próximas ao acostamento. Um relatório da Cetesb produzido em 2022 projeta que em toda a extinção da rodovia as obras devsm provocar suprtessão de 1.880 árvores.