Nacional

Lula pretende restabelecer laços com países latinos na Argentina

Lula pretende restabelecer laços com países latinos na Argentina Lula pretende restabelecer laços com países latinos na Argentina Lula pretende restabelecer laços com países latinos na Argentina Lula pretende restabelecer laços com países latinos na Argentina
Lula pretende restabelecer laços com países latinos na Argentina
 

O presidente  Luiz Inácio Lula da Silva deve priorizar a retomada da integração do Brasil novamente a cúpula de países da América Latina em seu mandato. Diferente de Jair Bolsonaro – que sempre disse abertamente que a relação com os países vizinhos não era uma prioridade de seu governo – Lula pretende reconstruir esses laços deixados de lado pelo ex-presidente ao desembarcar neste domingo (22) na Argentina

No entanto, apesar da vontade do mandatário, o trabalho será muito mais desafiador do que o encontrado por ele há 20 anos, em seu primeiro governo. 

A crise econômica na Argentina, a convulsão política no Peru e o isolamento de países como Cuba e Venezuela, devem afetar o andamento da relação bilateral esperada pelo chefe do Executivo, que na Argentina participa da reunião da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) na terça e, no dia seguinte, visita o Uruguai.

Além disso, a polarização política e ideológica também afeta a região de diversas maneiras. Veja alguns exemplos:

  • No México, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador tenta mudar a lei eleitoral para reduzir a força da oposição em seu país com um discurso de contestação do sistema que lembra declarações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
  • No Peru, país que pode roubar a pauta no encontro regional, há dezenas de mortos em protestos contra a presidente Dina Boluarte, que sucedeu a Pedro Castillo após sua destituição por um autogolpe frustrado. 
  • Nos países vizinhos, há uma uma divisão no que se refere à aceitação dos regimes de Cuba e da Venezuela.
  • Gabriel Boric, presidente do Chile e esquerdista, mantém uma posição crítica em relação à condução política do venezuelano Nicolás Maduro.

Na Argentina, Lula deve argumentar com os colegas que isolar um país é um erro.

Já ao conversar com os presidentes da Argentina, o esquerdista Alberto Fernández, e do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, de direita, o mandatário quer promover a mensagem de que a integração entre os países deve estar acima de qualquer pauta ideológica. 

Lula retoma em sua viagem a tradição da diplomacia brasileira de a Argentina primeiro destino do presidente no cargo. Ele irá amanhã à Casa Rosada, onde discutirá com Fernández a agenda econômica de interesses em comum. No local, o presidente assinará um acordo de ciência e tecnologia para a Antártida que também envolverá cooperação logística.

Já no Uruguai, o chefe do Executivo deve se empenhará para reorganizar a relação do Brasil com o vizinho. Um dos pontos que devem ser discutidos será a negociação entre Uruguai e China de um acordo de livre comércio sem os demais sócios do Mercosul. 

Fonte: IG Política