Membros do governo Luiz Inácio Lula da Silva avisaram ao governo dos Estados Unidos que o Brasil irá suspender a isenção da tarifa de 18% aplicada sobre o etanol.
A tarifa foi zerada pela administração Jair Bolsonaro, em março do ano passado, para celebração dos grandes produtores norte-americanos. A justificativa era que a medida ajudaria a reduzir os impactos da inflação.
A suspensão da tarifa foi prorrogada até março de 2023, ainda em dezembro do ano passado, antes de Lula assumir. Porém, o novo governo já sinalizou em reuniões com membros do governo americano que isenção será encerrada antes disso.
Na época, a decisão de Bolsonaro foi muito criticada pelos produtores brasileiros e empresários do setor, que mostraram insatisfação, sob argumento de que o país é autossuficiente.
Agora, a retomada da tarifa também é vista em Brasília como um aceno de Lula ao segmento sucroalcooleiro do agronegócio, que nos últimos anos aproximou-se de Bolsonaro.
Fonte: IG Nacional
div#infocoweb_cabecalho img {width: auto!important;}.ifn_show{display: block!important;}#infocoweb_corpo .tags{display:none}#exibe-noticia p{margin-top:0;margin-bottom:2em}.gd12 *{margin-bottom:10px;font-size:11px!important} #infocoweb_corpo .svgArrow {display: none;} #exibe-noticia p.imagem{display: none;} figure.figure{display: none;}.news-description img.img-responsive{display: none;}.maislidas_container{display: none;} .leiaTambem-container{display: none;}br[data-mce-bogus=”1″] {display: none;}