Marília

Pesquisador pede fotos e vídeos de serpentes para livro e guia de trilhas em Marília

Pesquisador pede fotos e vídeos de serpentes para livro e guia de trilhas em Marília

O engenheiro agrônomo e ambientalista Rodrigo Marcheselli lançou pedido inusitado de apoio em redes sociais para conseguir cessão de fotos e vídeos de serpentes em áreas de Marília e região para abastecer um projeto de pós-graduação.

Rodrigo, que atua com instituições como o Projeto Athenas de educação ambiental e grupos de rapel e meio ambiente na cidade, destaca que não é preciso se expor a risco, os interessados não devem tocar animais e nem chegar a curta distância.

O material vai abastecer um projeto acadêmico na área de herpetologia, mas é preciso que fotos e vídeos estejam em boa resolução e sejam enviados com localização do registrou.

“Até o momento já reuni registros de mais de 20 espécies entre jararacas, cobras-coral, cascavéis, jiboias cobras-cipó e até cobras exóticas”, conta Rodrigo, que está em fase final de uma pós-graduação em zoologia.

O projeto pretende mapear as espécies de serpentes que ocorrem em nossa região e deve ser publicado como livro para servir como guia na identificação de animais.

“O público alvo será o de esportes de aventura, moradores da zona rural e profissionais que de alguma forma atuem no manejo destes animais”, explica.

Por sua atuação no Projeto Athenas Rodrigo já desenvolve educação ambiental e manejo de fauna silvestre desde 2012. É instrutor de rapel e trilhas na Equipe Carcará em que frequentemente tem contato com serpentes nas trilhas.

Imagens das serpentes podem ser encaminhadas por whatsapp – aqui –