Fernando Bazzan Narciso da Silva, detento em cumprimento de pena em Álvaro de Carvalho, ganhou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e aparece entre os 19 sentenciados do Estado premiados na edição do exame. Nas unidades prisionais da região noroeste, qie inclui Marília e região, foram nove internos com menções honrosas.
Bazzan tem 39 anos, cumpria pena na Penitenciária I “Rodrigo dos Santos Freitas”, de Balbinos, quando prestou a Obmep. Ele recebeu a notícia que havia faturado a medalha de bronze a poucos dias de ganhar progressão de pena para o regime semiaberto e agora está na Penitenciária de Álvaro de Carvalho.
Antes de ser preso por roubo e tráfico de drogas, Bazzan trabalhava como corretor de imóveis. No sistema prisional, aproveitou as oportunidades que apareceram na área educacional. “Participei de projetos de leitura e fiz um curso de informática”, conta.
Sobre o resultado do torneio, o sentimento é de gratidão. “É gratificante ser reconhecido por algo que você faz bem”, diz Bazzan, que pretende retomar os estudos quando estiver fora da prisão. “Quero cursar Engenharia Elétrica ou Tecnologia da Informação”, projeta.
Trabalha, atualmente, na cozinha do estabelecimento penal. Ele se considera bom em matemática. “O conhecimento vem da escola”, cita, em tom de incentivo a outros sentenciados, que também têm a oportunidade de concluir o ensino regular dentro do presídio.
Shokor disse ainda que estava bem preparado para a avaliação, porém, esperava um resultado melhor. “Fiquei satisfeito, mas queria a medalha de ouro”, brinca o reeducando, que já traça objetivos para quando ganhar a liberdade. “Ler mais e cursar uma universidade na área financeira”, finaliza o libanês.
A Penitenciária de Itaí será condecorada, pelo segundo ano consecutivo, pelos bons resultados alcançados nesta e em edições anteriores da Olimpíada, como medalhas e menções honrosas.
Outros três detentos de Itaí receberam mensão honrosa, que também foi registrada para dois presos em Avaré, além de Iaras, getulina, Bauru e Serra Azul.