
Uma exposição fotográfica em Marília apresenta imagens produzidas por estudantes do 3º, 4º e 5º anos de ensino fundamental na Emefei Antônio Garcia Egéa.
A escola funciona no Distrito de Amadeu Amaral mas para permitir maior visibilidade ao projeto a exposição fica na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, na Rua José de Anchieta, 95.
A exposição tem inspiração nas obras fotográficas de Sebastião Salgado e conta com a releitura do livro “Terra” que retrata os sentimentos de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Apresenta ainda o tema “O que Meus Olhos Veem” que traduz os mais diversos elementos do cotidiano, fotografados pelo olhar das crianças de uma maneira particular, artística e muito criativa.
Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial pelo teor social de seu trabalho.
A entrada é gratuita para contemplar a exposição de mais de 70 fotografias e há a possibilidade de adquirir cópias das diretamente com a direção da escola.
“Vivemos em um mundo distraído e direcionado, muitas vezes, pelo uso de celulares, internet e TV. Difícil focar em situações que nos façam sair do imediatismo, dos atos impulsivos e mecânicos. A intenção do projeto é mostrar para as crianças as belezas do mundo real”, afirmou o diretor da escola, Anderson Alves.
“Esse trabalho é um despertar para todas as pessoas que, em meio a tanto corre-corre, preocupações e ansiedades, mostram-se indiferentes para tamanha beleza que, muitas vezes, está ao nosso lado. Foi tão motivador que presenciamos nossos colegas e funcionários registrando também seus olhares”, disse a professora Maitê Camargo, idealizadora do projeto.