Nacional

General diz que GSI apontou cenário de 'normalidade' em ato golpista

General diz que GSI apontou cenário de 'normalidade' em ato golpista

chefe do Comando Militar do Planalto, general Gustavo Henrique Dutra de Menezes disse ao Ministério Público Militar , que o planejamento de segurança para os atos golpistas pró-ditadura militar no dia 8 de janeiro foi executado através de análise de risco  do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) , informando ‘normalidade’. 

Apesar dos alertas produzidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e pela Polícia Federal  citarem possibilidade de ataques violentos, não houve reforço suficiente das forças para evitar os ataques violentos ou depredação.

O GSI informou ao jornal O GLOBO que alertas em  documentos de Inteligência foram disponibilizados à Comissão Mista de Controle da Atividade de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional, responsável pelo controle e fiscalização externos da Atividade de Inteligência .

O documento do GSI foi assinado pelo ministro responsável, o general da reserva Gonçalves Dias. Ele é um dos militares expulsos dos atos golpistas do dia 8 ao se ver incapaz de logisticamente de retirar os manifestantes.  

Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é subordinada ao GSI e alertou diversos órgãos e pastas do governo sobre o risco de invasão na Esplanada e Congresso  dois dias antes da tentativa fracassada de golpe. Além disso, a Polícia Federal apontou o monitoramenteo de bolsonaristas radicais em relatório encaminhado ao ministério da Justiça. 

O general  alega que a segurança do Palácio do Planalto é executada pelo GSI e militares do Exército Brasileiro . Porém, as escalas de atividades seriam organizadas pelo GSI. O general Dutra de Menezes enviou apenas 130 militares para o Palácio do Planalto.

O governo também trocou integrantes do GSI. Lula deve retirar a Abin da estrutura do GSI e colocá-la sob tutela do comando do ministério da Casa Civil, chefiada por Rui Costa. Já o general Dutra de Menezes deve deixarar a função de chefe do Comando Militar do Planalto em março devido à crise política.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Nacional

div#infocoweb_cabecalho img {width: auto!important;}.ifn_show{display: block!important;}#infocoweb_corpo .tags{display:none}#exibe-noticia p{margin-top:0;margin-bottom:2em}.gd12 *{margin-bottom:10px;font-size:11px!important} #infocoweb_corpo .svgArrow {display: none;} #exibe-noticia p.imagem{display: none;} figure.figure{display: none;}.news-description img.img-responsive{display: none;}.maislidas_container{display: none;} .leiaTambem-container{display: none;}br[data-mce-bogus=”1″] {display: none;}