
O Programa Acim Energia, lançado em outubro de 2020 para incentivar uso de energia fotovoltaica em Marília, atingiu 276 microusinas em atividade e ganha interessados.
Desenvolvido pela Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), o projeto sofreu alguns atrasos em função da pandemia de Covid, mas os resultados animam.
“A pandemia atrasou um pouco o programa que teve uma ótima aceitação do empresariado. Queremos ter 530 microusinas até o mês de dezembro deste ano”, falou Adriano Luiz Martins, presidente da Associação.
Até janeiro deste ano o projeto gerou uma economia de R$ 3.565.791,90 entre todos os usuários, aponta um balanço da Acim. “Somente de CO2 houve uma redução de 2.567 toneladas.”
Adriano Luiz Martins explica que os planos são ambiciosos por ser um benefício generalizado para a população. “Planejamos uma economia de R$ 32.915.002,15 para um período de 20 anos”, disse.
O dirigente explica ainda que o sistema tem fácil instalação e manutenção, além da possibilidade de utilizar em áreas mais afastadas ou com problemas de atendimento pela rede elétrica.
“A previsão é que em média ocorra o retorno sobre o investimento inicial entre três e quatro anos.”