Equipes compostas por 20 bombeiros das regiões de Marília e Bauru estão atuando nas áreas atingidas pelos temporais, deslizamentos e inundações no litoral norte de São Paulo. Os profissionais atuam nas buscam por sobreviventes e atendimento ao público.
O grupo que compõe a Força Tarefa do 10° Grupamento de Bombeiros foi acionado na tarde de domingo, dia 19, logo houve a mobilização da tropa com equipamentos e viaturas, contando com veículos 4×4, embarcações, caminhão e ônibus.
O trabalho começou com atividades na região da Barra do Una, buscando por vítimas na região afetada por deslizamentos de terra. A equipe atua sob o comando do capitão Charantola e 1° tenente Janikian.
As chuvas que atingiram municípios do Litoral Norte é uma das maiores tragédias da história de São Paulo.
Foi também o maior acumulado de chuva que se tem registro no país, com 682 milímetros e um rastro incalculável de destruição. Ainda há 40 pessoas desaparecidas, com mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados.
O acumulado de chuva nas cidades do Litoral Norte paulista passa a ser o maior registrado no Brasil. Em 2022, Petrópolis (Rio de Janeiro) teve o acumulado de 530 milímetros de chuva em 24 horas.
Antes, o maior índice havia sido registrado em Florianópolis (Santa Catarina), em 1991, com acumulado de 400 mm em apenas um dia.