
A Secretaria Municipal da Educação de Marília divulgou um comunicado nesta terça-feira para enfrentar onda de preocupação provocada por falsas mensagens e medo de ataques em unidades de ensino após quatro casos em diferentes pontos do país nos últimos 15 dias – nenhum na cidade ou região -.
“Nenhuma unidade escolar da rede municipal de educação foi alvo de invasões ou ameaças armadas”, esclarece a nota. “De forma efetiva temos contado com o apoio da Ronda Escolar (Polícia Militar) e Monitoramento por câmeras da Prefeitura Municipal”, diz o comunicado.
A central operacional de videomonitoramento ‘Ronda Azul’, que funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, fica no piso térreo do Paço Municipal e é composta por 900 câmeras de altíssima qualidade.
Cobre 150 pontos diferentes monitorados e em algumas unidades escolares existem até 9 câmeras instaladas. O centro de inteligência e segurança é dotado de monitores e equipamentos, sincronizados em trabalho conjugado com os principais órgãos de Segurança Pública – Polícia Militar e Polícia Civil.
“Todos os funcionários das unidades escolares estão atentos a toda e qualquer movimentação contrária à rotina da escola, permanecendo em constante comunicação com a Secretaria Municipal da Educação e Ronda Escolar (Polícia Militar)”.
O comunicado orienta pais e responsáveis a monitorar conduta dos filhos em redes sociais e postagens pelo celular.
“Aconselhamos os pais e ou responsáveis a acompanharem os celulares e redes sociais de seus filhos, e, caso sejam identificadas mensagens suspeitas, procurem os órgãos competentes como forma de garantir a segurança de todos”.