Marília

Projeto de Saúde de Marília é selecionado para mostra nacional do SUS

Projeto de Saúde de Marília é selecionado para mostra nacional do SUS

Um projeto de enfrentamento à violência sexual infantil desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em Marília foi um dos destaques do 36º congresso de Secretários Municipais no Estado de São Paulo.

O trabalho “Uso da Articulação Intersetorial no Enfrentamento à Violência Sexual Infantil” é desenvolvido por equipe com a pediatra Vivian Tamiello Reverete; a fonoaudióloga Fabiana Martins e a geriatra Dinah Belém.

O projeto foi criado com objetivo de estebelcer um fluxo único e eficiente de notificação de violência sexual na cidade. Permite ainde atuar poara elucidar e quantificar casos de violência sexual infantil.

Além de implementar o fluxo, pérmitiu capacitação para equipes nas unidades e registrou aumento de 65% no número de notificações. Também apontou vulnerabilidade de acesso às consultas psicológicas permitiu  articular priorização desses atendimentos na rede de saúde.

A iniciativa de Marília foi apresentada entre 1.495 trabalhos inscritos em 2023 por representantes de 105 municípios. E foi selecionada para apresentação na 18ª edição da mostra Aqui Tem SUS, que será feita em Goiânia em Julho.

 

“Ficamos muito felizes pelo trabalho estar entre os 67 selecionados para a 18ª Mostra Brasil aqui tem SUS e podermos representar a cidade de Marília no 37º Congresso do CONASEMS. Só temos que agradecer a todo apoio que tivemos da Prefeitura de Marília e da Secretaria Municipal da Saúde”, disse a médica Vivian Tamiello Reverete.

O congresso reuniu cerca de 2.500 pessoas entre autoridades, congressistas, secretários municipais de Saúde e palestrantes, com representantes de 311 municípios paulistas.

A programação contou com debates, reflexões e a troca de experiências, diálogos e comunicação entre os municípios paulistas. Neste ano, o tema do Congresso foi “35 anos do SUS: caminhos para equidade, universalidade e integralidade na conjuntura atual”.