Veículos

Por que os sedãs são mais eficientes em consumo de combustível?

Por que os sedãs são mais eficientes em consumo de combustível? Por que os sedãs são mais eficientes em consumo de combustível? Por que os sedãs são mais eficientes em consumo de combustível? Por que os sedãs são mais eficientes em consumo de combustível?
Reprodução Nos sedãs, há uma quebra nessa cadeia de ar devido à aerodinâmica mais dissipada.
Reprodução Nos sedãs, há uma quebra nessa cadeia de ar devido à aerodinâmica mais dissipada.



No caso dos hatches , modelos que têm a traseira com linhas que são “cortadas” abruptamente, é formada uma espécie de “bolsão de ar” nessa região . Ali vão sendo criados vórtices, ou seja, redemoinhos de ar. Com isso, há uma pressão negativa, como se fosse uma “frenagem aerodinâmica” deixando o veículo “mais pesado”.

De acordo com o engenheiro Erwin Franieck, presidente do Instituto SAE4Mobility , no caso dos sedãs, o terceiro volume ajuda a aerodinâmica ser mais fluida, portanto, os vórtices são menores. Mas essa diferença só ocorre em velocidades maiores, acima de 40 km/h.

Só para efeito de comparação, enquanto um sedã conta com um coeficiente aerodinâmico (Cx) próximo do ideal, hoje em torno de 0,22 a 0,30, o de um hatch fica entre 0,25 a 0,35. Lembrando que quanto menor o número, melhor o resultado positivo em eficiência aerodinâmica e menor consumo de combustível.

Na prática e, tomando como exemplo a Hyundai , a linha de entrada conta com o HB20 hatch e sedã (Plus) . No primeiro, o consumo da versão 1.0 12v com transmissão automática é de 9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada no etanol, enquanto que na gasolina faz 12,7 km/l na cidade e 14 km/l na estrada. A hatch, equipada com o mesmo motor e câmbio, faz: 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (etanol) e 11,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada (gasolina).

Fonte: Carros