
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre perfil de turismo em Marília mostra maioria de visitas em viagens de negócios, por homens e sozinhos, mas revela também potencial para lazer, famílias e outros.
Os homens foram 59% dos visitantes, com idades entre 39 e 45 anos (23%). Em termos de renda, a maioria tinha ganhos acima de R$ 9.901,00 (23%), seguida por faixas de renda entre R$5.501 e R$ 7.700 (18%) e de R$ 7.701 a R$ 9.900 (17%).
Revelou 148 cidades de origem e as cinco principais foram São Paulo, Pompéia, Campinas, Garça e Oriente, todas localizadas no Estado de São Paulo.
Negócios trouxeram 55% dos entrevistados. A maioria ficou hospedada na cidade (76%), principalmente em hotéis (99%), e a média de permanência desse grupo foi de 3,8 dias.
A maioria desses visitantes já conhecia Marília (76%) e 21% foram recomendados a visitar a cidade por amigos ou parentes.
O estudo indica que a movimentação de turista traz benefícios econômicos mesmo nos visitantes que ficam apenas um dia, mas mostra que há espaço para expandir as opções de lazer e diversificar as atrações locais.
Investir em eventos que promovam a cultura gastronômica, cultural e científica da cidade pode ser uma estratégia interessante para aumentar a duração média da estadia e o gasto dos visitantes.
A diversificação do perfil dos turistas também é importante para lidar com a sazonalidade do turismo local e explorar todo o potencial do setor.
Com base nesses resultados, pesquisas futuras podem ser realizadas para aprimorar ainda mais o entendimento da demanda turística em Marília e desenvolver estratégias adequadas para atender aos diferentes perfis de viajantes.
Veja abaixo mais dados do questionário
Questionados sobre as fontes de informações que os levaram a visitar o destino, 71% indicaram que já conheciam Marília, 16% mencionaram o local de trabalho e 10% citaram amigos e parentes.
Quase todos os entrevistados (99,5%) afirmaram que não utilizaram agências de viagens para organizar sua estadia.
Mais da metade dos entrevistados (53%) optou por utilizar seu próprio carro, 24% escolheram ônibus de linha e 17% optaram por viajar de avião.
Em relação ao tempo de permanência, 34% dos entrevistados indicaram uma estadia de até um dia, enquanto 16,5% permaneceram por 2 dias e 16% ficaram meio período. Aqueles que visitaram Marília por apenas algumas horas representaram 30% dos entrevistados.
Quanto à infraestrutura geral da cidade, os itens avaliados receberam uma ótima pontuação em geral.
Os aspectos mais bem avaliados foram limpeza urbana (93%), sinal de telefonia móvel (91%), sinal de internet (91%), serviços de táxi/aplicativos (90%), segurança pública (89%), facilidade de acesso aos atrativos e serviços (86%) e qualidade das vias de acesso (84%).
Em relação aos serviços específicos, aqueles com maior número de avaliações “muito bom” e “bom” foram qualidade das comidas nos restaurantes/bares (93%), qualidade do atendimento no geral (90%), qualidade da estrutura de hospedagem (89%) e preços (custo/benefício) (82%).
Por outro lado, os itens que receberam avaliações mais negativas, somando “razoável e ruim”, foram qualidade das informações turísticas (40%), qualidade do artesanato (39%), diversidade de atrativos (36%), experiências de passeios/city tours comprados (32%), qualidade das atrações turísticas (29%) e qualidade da diversão noturna (23%).