
O superintendente de Infraestrutura Rodoviária, Roger da Silva Pêgas, publicou uma portaria em que adia mais uma vez programa de investimentos e melhorias no trecho paulista da rodovia BR-153, a Transbrasiliana, sob responsabilidade da concessionária Triunfo.
A superintendência é vinculada à ANTT (Agência Nacional de Transportes terrestres), do Ministério dos Transportes, A medida retarda mais uma vez programa de melhorias que previa duplicações, contorno de Marília e outros benefícios arrastados há anos. A previsão inicial de investimentos era conclusão do programa em 2020.
A portaria, com data de julho e publicada no Diário Oficial da União nesta segunda, não apresenta os motivos para o adiamento, apenas indica que a rodovia não deve receber inovações neste ano e aguarda informações em 2024, o16º ano da concessão iniciada em 2008. Desde 2015 o contrato é da Triunfo.
Os eventuais impactos financeiros da medida vão ser definidos na próxima análise do reajuste de tarifas de pedágios, que financiam a concessionária, também no ano que vem.
A cada atraso o governo federal arrasta situações de risco em uma rodovia que ganha tráfego de caminhões e cargas entre sul e norte do país e atravessa importante trecho urbano de Marília.
Também ignora os longos trechos de pistas simples que combinam casos de acidentes, série de ultrapassagens proibidas e trânsito lento.
Até 2015, um levantamento de prioridades de obras que incluiu a BR_153 em programa federal de investimentos projetou o contorno de Marília como o trecho mais importante a ser atendido.