
Médica especializada em saúde da Família, com histórico na gestão hospitalar, Paloma Nunes Libânio completa mais um ano como superintendente do complexo HCFamema e destaca que 2023 foi ano de reconstrução pós-pandemia.
A dirigente cita grandes projetos para 2024 e desafios para saúde pública na cidade e região., ela participa em série de entrevistas com outras personalidades. Confira abaixo
– Como análise 2023 para o hospital e a saúde em geral?
Foi um ano de reconstrução e muito trabalho. Com o fim da Pandemia, pudemos nos reorganizar, retomar os atendimentos dentro na normalidade, reorganizar nossos leitos e olhar para a demanda por atendimentos e cirurgias que ficou represada pela COVID-19.
Neste sentido, destaco a assertiva atuação do governo do Estado em realizar os mutirões de Cirurgias e exames que potencializaram os serviços de saúde para que pudéssemos expandir o atendimento para reduzir o tempo de espera por esses recursos de saúde.
– Quais os desafios que o complexo carrega para 2024?
E 2024 será um ano ainda mais especial.
Será o ano em que um sonho antigo (e extremamente necessário) estará completamente realizado, com a entrega da obra do Novo Hospital da Criança e da Mulher, no 2o semestre de 2024.
Essa conquista nos possibilitará acolher e atender nossos pacientes com mais humanização, em ambiente adequado e com estrutura física preparada para garantir mais qualidade ao cuidado.
Seguimos também na luta pela efetivação dos princípios do SUS na nossa prática do dia a dia, principalmente na busca de garantir ACESSO EM TEMPO oportuno, seja organizando os fluxos e protocolos de atenção, como também ampliando atendimento e modernizando nosso corpo clínico e parque tecnológico.
E tem boas perspectivas em obras e equipamentos?
Sem dúvida!
Hoje o HCFAMEMA é um grande canteiro de obras!
Além da obra da Nova Portaria e Recepção, que está sendo entregue ainda esse ano (2023), temos a nova cozinha que está quase pronta, o refeitório de funcionários, a ampliação da Radioterapia com um novo acelerador linear, a Portaria do Centro Oncológico, revitalizações internas e, claro, o nosso novo hospital, que unificará toda a assistência hospitalar.
Acha que a campanha eleitoral pode impactar de alguma forma o hospital?
O nosso hospital é referência em saúde para 62 municípios da nossa região e a nossa missão é cuidar da saúde das pessoas que necessitam do SUS, especialmente as que residem na nossa área de abrangência.
Assim, a parceria entre as gestões municipais e a Autarquia Estadual é de suma importância para que possamos garantir o cuidado em saúde em todos níveis de atenção. Somos uma grande rede de cuidado!