
Entre os meses de novembro de 2023 a janeiro de 2024 a CPFL, concessionária de energia elétrica responsável pela distribuição na cidade de Marília, retirou quase 560 quilos de cabos irregulares que estavam compartilhados em sua estrutura.
O material, segundo a empresa, é resultado da atuação de empresas que usam a estrutura da CPFL em postes e suporte para redes como telefonia, internet e fibra ótica. Há 23 empresas conveniadas para uso da estrutura.
Em maio do ano passado a CPFL e a Prefeitura de Marília firmaram acordo com o Ministério Público para promover regularização de cabos soltos e evitar situações de risco na cidade.
O acordo suspendeu uma ação judicial que cobrava medidas de controle com pedidos para organização e previsão de multas por abandono dos cabos soltos.
O resultado da limpeza e a necessidade de regularização por todas as empresas provocou uma reunião no auditório da prefeitura.
Segundo comunicado oficial sobre o encontro, todas as empresas foram convidadas. A CPFL apresentou também dados técnicos sobre o uso da estrutura e informou que em 2023 emitiu 3.469 notificações, em uma ação administrativa para disciplinar o uso.