
A Secretaria Municipal da Saúde informou nesta terça-feira registro do primeiro óbito por meningite meningocócica, uma forma grave e bacteriana, em 2024.
A vítima é do gênero masculino, tinha 58 anos de idade e, segundo notificação hospitalar, sofria de hipertensão arterial.
O paciente foi internado em 8 de janeiro de 2024 e veio a óbito em 9 de janeiro de 2024. O óbito estava sob investigação, para a conclusão da causa da morte.
Segundo o comunicado, assim que houve a internação deste paciente, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília realizou o bloqueio que abrangeu toda sua família.
Informou ainda que a vacina contra meningite meningocócica C está no calendário e pode ser ofertada às crianças (aos 3 meses, aos 5 meses e aos 12 meses de vida), e aos adolescentes de 11 a 14 anos, a vacina meningocócica ACWY (conjugada).
O bloqueio, neste caso, incluiu terapia medicamentosa a todos os que tiveram contatos próximos da vítima, conforme estabelece o protocolo.
“Tais ações, realizadas de forma oportuna, garantem que não ocorram a transmissão da doença, fazendo com que haja a interrupção do ciclo de propagação da doença.”