Epidemia

Bairro terá nebulização contra mosquito da dengue em Marília

Marília precisa de ordem judicial para limpeza de imóvel contra dengue
Marília precisa de ordem judicial para limpeza de imóvel contra dengue

Marília - O bairro Aniz Badra, na zona Norte, terá nebulização de inseticida com sistema de equipamentos nas costas de agentes para eliminar mosquitos da dengue nesta quarta.

O serviço terá início às 8h30 e atinge casa a casa na região próxima à Unidade de Saúde Aniz Badra. Segundo a Saúde, o bairro apresentou aumento de casos positivos para dengue no final do mês de dezembro.

“Iremos realizar ação de nebulização para eliminarmos a maior quantidade possível de mosquitos e que possam estar infectados”, explicou a enfermeira da Vigilância Ambiental, Vivian Martinelli Funai.

Equipes de saúde vão percorrer o bairro antes da nebulização para orientações. Algumas medidas são importantes, como guardar água, alimentos e utensílios de cozinha e roupas que estejam no varal.

Também é preciso cobrir comedouros e bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, computadores e televisores.

Bairro terá nebulização contra mosquito da dengue
Bairro terá nebulização contra mosquito da dengue

Outra orientação é retirar ou levantar roupas de cama e toalhas de mesa; retirar veículos da garagem; manter abertas portas, janelas e cortinas.

Durante a aplicação do inseticida, recomenda-se que as pessoas permaneçam nas calçadas com crianças e animais de pequeno porte. É preciso esperar pelo menos 30 minutos depois da aplicação.

Caso haja pessoas acamadas ou doentes, elas deverão permanecer no quarto com as portas e janelas fechadas.

A nebulização costal é um método mais eficiente do que a nebulização veicular por aplicar o produto na área do quintal do imóvel, mas a Saúde reforça a necessidade de colaboração dos moradores em abrirem suas casas para a entrada dos agentes.

A Vigilância Ambiental informa que a pulverização do inseticida mata apenas os mosquitos estiverem no ambiente no momento da aplicação.

Mais informações podem estão disponíveis no setor de Vigilância Ambiental (Zoonoses) pelo telefone (14) 3401-2054.