
Marília - O prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, foi à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte para evento em que anuncia leitos e estrutura contra o que chamou de oito anos de abandono e quadro de ‘indignidade’ em estrutura e condições de atendimento.
O pacote inclui 30 leitos de retaguarda para pacientes que precisam de maior atenção, móveis e até transporte em encaminhamentos para polos de dengue.
Vinícius acusou oito anos de abandono da estrutura na saúde da cidade durante a gestão Daniel Alonso. Disse que herdou dívida de R$ 25 milhões da prefeitura com a ABHU – responsável pela gestão da unidade -.
Oito anos de descaso em que a população foi vítima, o HBU foi vítima. Estive na sala de hidratação, poltronas rasgadas. Não tem bebedouros. Sala da médica é insalubre. É uma indignidade
Vinícius Camarinha, prefeito de Marília
Conversou com pacientes, alguns mais emocionados, que relataram desde problemas na unidade até anos de espera por cirurgia.
O prefeito afirmou ainda que não só o pronto atendimento, mas toda a rede de saúde tem problemas de estrutura, equipamentos, móveis e equipes. “A solução completa não é imediata, mas a população vai ver que vai começar a melhorar.”
A diretora-financeira do HBU (Hospital Beneficente Unimar), Maria de Fátima Silva Romão, agradeceu o apoio e disse que sempre confiou na disposição do prefeito em recuperar o espaço. relatou serviço no limite de estrutura e recursos.
‘Segurando a onda’
“Sabemos que o prefeito encontrou uma dívida gigantesca e nós estamos segurando a onda. Colocando recurso particulares para sustentar o serviço”, disse.
“Eu vi paciente falar sobre a pintura. Mas hoje não tenho o que fazer, eu tenho que escolher: ou dou o soro e o acolhimento ou pinto a parede. Estamos colocando dinheiro de banco, lutando para pagar salários. A instituição está sofrendo também”
Maria de Fátima Silva Romão, diretora do HBU
Maria de Fátima afirmou ainda que a epidemia de dengue sobrecarrega hospitais e reflete na unidade. “Muitas vezes tem a queixa de espera longa que não vê o geral. Não vê quantos pessos foram atendidas e estão no atendimento. Tivemos até 19 pacientes esperando vaga em hospitais,
O vice-prefeito Rogério Alexandre da Graça, O Rogerinho, acompanhou a visita e disse que a recuperação da cidade é um esforço coletivo. Agradeceu apoio na Câmara e disse que a Saúde precisa de união.
“Precisa de todos os secretários, precisa da Câmara. A Saúde é o gargalo da administração, vamos buscar recursos do Estado e da União.”
A secretária da Saúde, Paloma Libânio, também participou da visita e disse que os investimentos vão atingir toda a rede. “Não é só aqui, em pouco tempo a saúde vai ser outra.”
Vinícius assinou no local cinco autorizações de investimentos.
Lista de investimentos
- Leitos
Autorização de repasses para custar 30 leitos de retaguarda para suporte aos casos de maior atenção - Móveis e Equipamentos
Cadeiras de espera, macas, cadeiras de rodas para obesos e novos móveis de atendimento e gestão dos serviços - Profissionais
Ampliação de recursos para contratar médicos e equipes de saúde - Estrutura física
Reforma do telhado, pintura, equipamentos de ar-condicionado, portas acessíveis, transformador e espaço kids - Transporte de apoio
Sistema de transporte para encaminhar pacientes com dengue para os polos de atendimento