A Santa Casa de Marília apresentou novo nível de qualificação de equipes que muda o atendimento com capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A medida melhora o acolhimento e cuidados com pacientes que tenham restrições na comunicação.
O objetivo é promover uma assistência em saúde cada vez mais inclusiva e humanizada, diz um comunicado do hospital. A Santa Casa, que fez 96 anos, atende pacientes de 62 municípios na região.
A nova medida já rende elogios. O paciente Marcos Leme Batista, que recebeu atendimento com problema cardíaco, fez toda comunicação em Libras. E descobriu que usava a medicação de forma incorreta.
Através da comunicação inclusiva, os profissionais da Santa Casa de Marília conseguiram idenificar a falha e orientar para o uso do medicamento e a importância da adesão ao tratamento.
No momento da alta de Marcos Leme Batista, as enfermeiras Micaele Cardoso fizeram em Libras todas as orientações sobre os cuidados, pós-internação.
Apresentaram detalhes que vão da medicação aos retornos e demais informações relevantes.
“A capacidade de se comunicar diretamente com a equipe de saúde, sem barreiras linguísticas, proporciona mais segurança, autonomia e compreensão”, diz o hospital.
A formalção em Libras acontece em parceria com um curso da cidade e oferece dois níveis de qalificação: básico e avançado.