Marília - A Diocese de Marília anuncia para esta quinta-feira uma missa em sinal de “comunhão eclesial” e boas-vindas ao papa Leão XIV, horas após anúncio do nome do novo pontífice.
O bispo Diocesano Dom Luiz Antonio Cipolini vai presidir a celebração e divulgou convite ao clero, fiéis e “pessoas de boa vontade”.
Em sua mensagem, Dom Luiz conta que assistiu “com alegria e entusiasmo” o sinal da fumaça branca na Capela Sistina, símbolo na eleição.
“Logo após, com espírito de comunhão e coração aberto, recebemos o nosso sucessor do apóstolo Pedro, o Papa Leão XIV.”
Lembrou que o Cardeal Robert Francis Prevost, o novo Papa, era o Prefeito do Dicastério para os bispos.
“Agradecemos a Deus pela eleição do novo Papa e expressamos a unidade de meu episcopado e de toda a pastoral da Diocese de Marília.”
A missa vai acontecer às 19h30, na Catedral São Bento. O bispo encerra a mensagem com pedido pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição e de Santo Agostinho de Hipona.
O santo é o inspirador para a ordem dos Agostinianos, à qual o novo Papa pertence. A ordem, que prega alicerces como vida fraterna e na comunhão de bens, não tem atividades em Marília.
Novo Papa
O novo bispo de Roma nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, Illinois. Filho de Louis Marius Prevost. ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Ele tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.
Passou a infância e a adolescência com a família e estudou primeiro no Seminário Menor dos Padres Agostinianos e depois na Villanova University, na Pensilvânia. Formou-se em 1977 em Matemática e estudou filosofia.
Em 1º de setembro do mesmo ano, ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho (OSA) em St. Louis, na província de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Chicago., Fez sua primeira profissão em 2 de setembro de 1978. Em 29 de agosto de 1981, emitiu seus votos solenes.