Direito e cibersegurança

Egresso da Unimar lança livro no STF com ministros e secretário da Interpol

Advogado e professor José de Souza Júnior, graduado em Marília, lança livro no STF e ministro Luiz Fux assina apresentação

Egresso da Unimar lança livro no STF com ministros e secretário da Interpol
José de Souza Júnior com coautores e o ministro Luiz Fux, que assina apresentação

Marília - O advogado e professor José de Souza Júnior, egresso da Unimar (Universidade de Marília), lança livro em solenidade no STF (Supremo Tribunal Federal) com presença de ministros da Corte e dirigente da Interpol.

 “Segurança Cibernética na Alta Gestão: Estratégias para CEOs, CISOs, CIOs e CCOs”. aborda responsabilidade das lideranças frente aos riscos cibernéticos.

Foi escrito em parceria com Rogério Galloro, ex-diretor-geral da PF, e Marcelo Antônio Silva, assessor especial do STF e perito criminal federal. Tem apresentação do ministro do STF, Luiz Fux, que fez pronunciamento no evento.

O evento teve presenças da ministra Cármen Lúcia, ministro Cristiano Zanin, além de Valdecy Urquiza, atual secretário-geral da Interpol. O prefácio foi escrito por Jeff Craw, diretor da IBM, reforçando o prestígio e a abrangência internacional do conteúdo.

Cibersegurança como fator estratégico

Analisa como a cibersegurança passou a ocupar posição central na governança organizacional. E não apenas como questão técnica, mas como fator estratégico.

A principal mensagem da obra é clara: tecnologia sem liderança é insuficiente. Vai além: liderança sem visão de cibersegurança é um risco que nenhuma organização pode mais assumir

A publicação reforça, de forma especial, a importância da integração entre segurança cibernética e alta gestão institucional.

Segurança Cibernética

A obra destaca, inclusive, como as ações na Corte resultaram na criação do Comitê Nacional de Segurança Cibernética, no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um marco relevante na governança digital do país.

Relatórios internacionais, aliás, projetam que os danos financeiros decorrentes de crimes cibernéticos ultrapassarão US$ 10 trilhões por ano até 2030.

Com o avanço da inteligência artificial generativa e, portanto, automação das ameaças, a velocidade e a complexidade dos ataques têm escalado.

 Afetam desde grandes conglomerados até pequenas e médias empresas. E, afinal, atingem órgãos públicos, hospitais e organizações do terceiro setor.

Mestre em Direito

José de Souza Júnior é mestre em Direito pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, inclusive com MBA em Cibersegurança e Gestão Digital pela FIA. É, ainda, doutorando em Business Administration pela Universidade de Bordeaux.

Em sequência de especialização, complementou sua formação com cursos em instituições como o MIT Sloan School of Management, Harvard University, Loyola University Chicago e Cornell Tech, com foco em transformação digital, inovação e regulação tecnológica.

Além disso, atua como professor e consultor nos setores público e privado, Souza é, também, referência nacional na convergência entre direito, tecnologia e estratégia institucional.

Sua trajetória reforça o impacto de longo prazo da formação oferecida pela Unimar e o protagonismo de seus egressos em temas decisivos para o futuro das organizações.