Marília e São Paulo - A Secretaria Municipal da Saúde mobiliza 82 pessoas faz neste sábado (10) em ações de combate à dengue e pede apoio da população no bloqueio de criadouros do mosquito Aedes aegypti em bairros.
O trabalho em pleno final de semana começa a partir das 8h30 com BCC (Boqueio e Controle de Criadouros) nos bairros Firenze e Vila Maria, zona Oeste.
Envolve 35 agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, 35 alunos do curso de Medicina Veterinária da Unimar (Universidade de Marília). Terá ainda seis supervisores de saúde.
A equipe terá reunião às 8h30 na UBS (Unidade Básica de Saúde) Chico Mendes, responsável pelas áreas do Firenze e da Vila Maria. O encontro distribuiu o trabalho e mapa de visitas.
Apoio dos moradores
O sucesso da ação depende diretamente da colaboração dos moradores, como explica a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
São bairros com perfil de ‘áreas dormitórios’, ou seja, população que trabalha e passa os dias fora dos imóveis e sem atendimento às equipes.
“Por isso faremos a ação no sábado, mas precisamos que os moradores permitam o acesso dos agentes de saúde aos imóveis. E, com isso, que façam o bloqueio, o tratamento focal e a remoção dos criadouros”, disse a secretária da Saúde, Paloma Libanio.
Nebulização e prevenção em escolas
Já no período noturno, a partir das 18h, haverá nebulização costal em três escolas estaduais, com três agentes de controle de endemias e um supervisor de saúde.
A primeira unidade a ser nebulizada será a escola Prof. Baltazar de Godoy Moreira, localizada na rua 24 de Dezembro, 2.687, no bairro São Miguel (Somenzari).
Em seguida será a vez da Prof. Antônio Reginato, que fica na rua Corifeu de Azevedo Marques, 807, no bairro Palmital.
A equipe finaliza o trabalho na escola Amélia Lopes Anders, que se localiza na rua Pedro Martins Parra, 470, no bairro Santa Antonieta.