
Marília e São Paulo - A Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos de Marília cadastra profissionais autônomos para treinamento que orienta e explica regras para podas de árvores na zona urbana.
Segundo o secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Mas, a ação busca instruir os trabalhadores sobre a legislação ambiental.
O trabalho inclui regras e limites sobre as condutas, como casos de poda drástica, que podem resultar em multa e responsabilização criminal.
“Além da regularização, os podadores terão acesso a orientações técnicas essenciais para evitar danos à vegetação e ao meio ambiente”, destacou Mas.
As inscrições estão disponíveis na Secretaria do Meio Ambiente. Para garantir a participação, os interessados devem apresentar RG ou CPF, comprovante de residência e, opcionalmente, uma foto 3×4. Há limite de vagas,
As atividades acontecerão no Bosque Municipal de Marília, no dia 6 de junho de 2025, a partir das 14h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1001.
O cadastramento pode ser feito das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, durante todo o mês de maio. Participam da qualificação o adjunto Rodrigo Mas, o engenheiro agrônomo Francisco Carlos Sanches; o chefe de arborização urbana Adeir Alves e o secretário municipal Leonardo Mascarim.
A prefeitura destaca que a medida busca legalização dos profissionais, segurança na execução dos serviços e a preservação da arborização urbana.
“Nosso compromisso é assegurar que todos os podadores estejam preparados para desempenhar suas funções de maneira eficiente e responsável, contribuindo para que a manutenção nas árvores seja realizada de forma a evitar danos ao meio ambiente e às áreas verdes da cidade”, destacou o secretário adjunto.