Marília - Campanha da Prefeitura de Marília incentiva registro de veículos na cidade como forma de impactar a arrecadação de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) que hoje beneficia outros municípios.
A ideia é trazer para a cidade recursos de veículos que circulam na cidade pertencem a moradores de Marília, com registro em outros locais.
A estratégia não é inédita. Rio Preto, Sorocaba e Campinas, por exemplo, fizeram ações semelhantes.
“A mobilização gerou um retorno financeiro positivo para as prefeituras. E permitiu projetos para a infraestrutura viária, iluminação e segurança”, disse o secretário de Finanças e Planejamento Econômico, Rafael Rastelli
Os municípios recebem 50% do imposto -outra metade é do governo do Estado, que emite a cobrança -.
Dados do Ministério dos Transportes indica 189.608 veículos na cidade. São automóveis, motocicletas, caminhonetes, caminhões, ônibus e outros tipos.
São, principalmente, 104.700 carros e 40.503 motocicletas, além de 12.750 picapes e 11.263 motos. Outras categorias somam 20.392 (caminhões, reboques, utilitários, ciclomotores e ônibus).
Para 2025, a frota tributável — ou seja, os veículos com registro na cidade — é de 114.636 veículos. A diferença de quase 75 mil veículos mostra perda de recursos na cidade.
Parte desse número envolve veículos isentos – com mais 20 anos ou outras isenções -. Além deles, os carros com IPVA atrasado ou pendente de regularização.
“Quando um carro está licenciado em outra cidade ou Estado, Marília deixa de receber esses recursos. Repasses que poderiam ser aplicados em áreas essenciais como saúde, segurança, trânsito e obras de infraestrutura”, ressaltou.