Aliança pela infância

Proteção da infância promove Semana do Brincar em Marília

Emeis e turmas do ensino fundamental ganham incentivo para cultura de brincar e de paz

Marília - Alunos da Rede Municipal de Ensino participam a partir desta segunda da “Semana do Brincar” com tema “Proteger o encantamento das infâncias”.

Até o dia 1º de junho todas as Emeis (Escolas de Educação Infantil), além das turmas de 1° ano do Ensino Fundamental vão participar das atividades brincantes.

“O objetivo é, principalmente, contribuir para construção da cultura do brincar”, explica a supervisora da Educação Básica, Daniele Dayana Rodrigues de Souza. E com ela construir presente e futuro de forma mais empática e solidária.

A “Semana do Brincar” faz parte do movimento Aliança pela Infância, que proporciona reflexões e atividades que buscam o olhar dirigido para a ação do brincar.

A cada ano, este movimento trata a infância sob uma temática relevante e necessária. Tem como ponto de início o “Dia Mundial do Brincar”, em 28 de maio.

O Unicef (Fundo Nacional das Nações Unidas para a Infância) reconheceu a data e estabeleceu Convenção dos Direitos da Criança (CDC), que a ONU aprovou 1º de fevereiro de 2013.

“A responsabilidade da sociedade é garantir que cada criança possa brincar, crescer com alegria, confiança e a magia que só o período da infância pode oferecer. Por isso, vamos dar esta oportunidade aos nossos alunos e as famílias. E com uma semana repleta de muita imaginação e companheirismo”, ressalta a secretária da Educação, Cilmara Carreiro.

Aliança pela Infância

A aliança pela infância é um movimento internacional pelo encantamento do olhar sobre a criança para que ela viva a infância em sua plenitude. A atuação dos membros da rede é voluntária.

Tem como missão sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável. Busca promover desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade com base na na cultura de paz. E, além disso, difundir sustentabilidade ambiental e respeito a todas as diferenças.