Vai descer

Aeroclube acusa Rede Voa de encolher projeto e modernização de aeroporto

Aeroclube acusa Rede Voa de encolher projeto e modernização de aeroporto Aeroclube acusa Rede Voa de encolher projeto e modernização de aeroporto Aeroclube acusa Rede Voa de encolher projeto e modernização de aeroporto Aeroclube acusa Rede Voa de encolher projeto e modernização de aeroporto
Aeroclube acusa Rede Voa de encolher projeto e modernização de aeroporto
Aeroclube acusa Rede Voa de encolher projeto e modernização de aeroporto

Marília - A comparação de projetos técnicos pelo Aeroclube de Marília acusa a Rede Voa de encolher plano de investimentos e modernização no aeroporto. Na contramão do crescimento da cidade e do turismo, prevê terminal menor e menos estrutura 25 anos depois do primeeiro projeto.

Os documentos estão em manifestação do Aeroclube de Marília na reação contra tentativa de despejo.

Mostram que em 2001 o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado) desenvolveu um projeto base de ampliação, principalmente, com novo terminal.

Aeroclube acusa Rede Voa de encolher projeto e modernização de aeroporto
Projeto do Daesp, em 2001, previa ampliação e, inclusive, uso comercial

Previa seis portões de embarque/desembarque, áreas comerciais, de circulação, restaurante, lanchonete e mais. Até bons sanitários – sem usar banheiro químico que o prédio chegou a ter nos últimos dias -.

O terminal que a Rede Voa prometeu iniciar em 2023 – e, aliás, ainda não começou – prevê, no máximo, três operações de embarque simultâneas.

O Daesp previa um novo terminal, muitos metros à frente do atual, que seria, no máximo, para serviços de carga ou privados. A Rede Voa quer adequar o prédio da década de 50.

Aeroclube acusa Rede Voa de encolher projeto e modernização de aeroporto

Rede Voa, Daesp e o aeroporto

Quer mais comparações? O Aeroclube ajuda com um resumo, veja abaixo:

AEROPORTOUSO ATUALREDE VOA 2023DAESP 2001
Prédio do terminalPrédio antigo e uso geralPrédio ampliado e uso geralCargas e aviação executiva
Área de ampliaçãoSem usoExploração comercialNovo terminal e exploração comercial
Pátio de manobras5.000m²5.000m²27.000m²
Quantidade de aeronavesDois aviões ATRDois Aviões ATRSeis Boeing 737
Área do terminal600m²1.200m²3.200m²
Fonte: Aeroclube de Marília

E o que acontece com toda a área sem uso? A Rede Voa explica em uma placa comercial já no aeroporto: há 70 mil m² de área disponível para locação.

Segundo o Aeroclube, a Rede Voa ainda usa a obra encolhida para pressionar o despejo de uma instituição com 85 anos, que estava lá, inclusive, quando a pista virou aeroporto.

Aliás, o aeroporto só surgiu pela evolução do clube e leva o nome de um de seus maiores entusiastas, Frank Miloye Milenkovich.