Marília e São Paulo - O Mosteiro da Divina Misericórdia, na estrada vicinal de Avencas, em Marília, coloca a cidade em guia com 130 atrações religiosas do estado. Está em lista com estruturas como Santuário de Aparecida e o Pátio do Colégio, base na fundação de São Paulo.
Inaugurado em agosto de 2022, o Mosteiro acolhe os Irmãos de Jesus Misericordioso Contemplativos, que vivem em clausura e oração. A espiritualidade do local segue os ensinamentos de Santa Faustina sobre a Divina Misericórdia.
O mosteiro atrai visitantes ao longo da semana, principalmente aos domingos, com missas, confissões, orientação espiritual e contemplação.
Sua arquitetura neorromânica, o vale ao redor e a loja de souvenirs complementam a experiência religiosa e turística.
Apesar de ser uma das atrações mais novas a entrar no guia religioso, o mosteiro nasceu a partir de um projeto de 1995. Foi o ano em que o padre Vanderlei Gomes de Mendonça chegou ao congregação de Jesus Sacerdote em 1995.
Ele teve contato com os monges beneditinos, e assim despertou seu interesse pela vida contemplativa. Ingressou na Diocese de Marília, orientado pelo seu diretor espiritual Pe. Mario Revolti, CJS.
O mosteiro já integra roteiros locais de turismo religioso, esportivo para ciclistas e até de trilhas para zona rural. Agora ganha visibilidade em documento que reforça regionalização do turismo no Estado.
O guia inclui, ainda, outra atração na região: a Igreja Matriz São José de Gália, ponto de fé e tradição religiosa do município.
Além desse guia, o Estado tem publicações para turismo religioso Evangélico, de Matrizes Africanas e Indígenas, Judaico, Halal e Monumentos ao Cristo.