Marília - O programa de fiscalização surpresa que mostrou problemas em Marília lista mais cidades do Oeste Paulista com más condições em teatros e ginásios.
Os relatos incluem infiltrações, problemas nos forros de tetos, condições precárias de higiene bem como sanitários quebrados.
Além disso, más condições de rede elétrica e goteiras aparecem em lista de cidades como Presidente Prudente a menores, como Queiroz.
A fiscalização atingiu 280 teatros e ginásios esportivos de 226 municípios paulistas no interior e no litoral do estado.
Um total de 272 Auditores de Controle Externo da Corte foi a campo para verificar questões como a gestão do patrimônio
Cerca de 69% dos teatros não possuem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou documento equivalente vigente. Em 28%, não existe qualquer sinalização em casos de emergência.
Metade não possui alarmes de incêndio e 62,50% não têm outros planos de combate a incêndio.
A acessibilidade também foi outro ponto que chamou a atenção dos Auditores do TCESP. Em 22,21% dos teatros não há sinalização.
Veja abaixo alguns casos no Oeste Paulista
Júlio Mesquita
Em Júlio Mesquita, a fiscalização aponta más condições de higiene na arquibancada e falta de manutenção em sanitários.
Santa Cruz do Rio Pardo
A fiscalização aponta más condições em banheiros, rede elétrica, depósito de material e mais condições do Palácio da Cultura.
Presidente Prudente
Em Presidente Prudente a fiscalização identificou goteiras em ginásio, inclusive com baldes para armazenar a água.
São Carlos
A falta de AVCB que é, aliás, problema comum, atinge também o teatro de São Carlos.
Ubirajara
Em Ubirajara, o Tribunal de contas encontrou uma piscina municipal que nunca foi usada e tem despejo de material e sujeira. Além disso, ligações elétricas irregulares.
Adamantina
Palmital tem teatro com aspecto de novo e boas condições físicas, mas o Tribunal aponta falta de acessibilidade: não é para todos.
Campos Novos
Em Campos Novos Paulista os apontamentos indicam, principalmente, as más condições de forro e infiltrações em anfiteatro.
Adamantina
Infiltração no teto é um dos problemas que a fiscalização identificou em Adamantina.
Queiroz
Arena Multiuso de Queiroz tem problemas que chegam, até, a questões mais simples como manutenção de portas, segundo TCE.