Ganha tempo

Marília terá inserção de DIU em programa Zera Fila da Saúde

Investimento agiliza acesso a método para prevenir gravidez e oferece agendamento na rede municipal

Marília terá inserção de DIU em programa Zera Fila da Saúde

Marília - O Programa Ganha Tempo/Zera Fila da Saúde anunciou na sexta-feira uma nova etapa em Marília para procedimentos de inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino).

Vai envolver R$ 10 mil para zerar a espera pelo procedimento, um modelo de prevenção de gravidez bastante eficaz e de longa duração.

Um evento na UBS (Unidade Básica de Saúde) Chico Mendes, localizada na rua Amador Bueno, 1.085, na zona Oeste, lançou a etapa com presença do prefeito Vinicius Camarinha.

“Hoje é mais um dia de respeito às mulheres, pois terão a oportunidade de escolher esse método contraceptivo seguro. Numa clínica particular, a inserção do DIU é cara e a Prefeitura está oferecendo gratuitamente pelo SUS”, disse.

Assim, prevê garantia de autonomia, liberdade e respeito para que façam o seu planejamento familiar.

A liberação dos recursos acompanha outro investimento, com capacitação de equipe em Saúde Sexual e Reprodutiva. Teve, inclusive, parceria com o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) para orientar equipes.

Além de melhorar o atendimento, também ofereceu formação para fazer a inserção de DIU por enfermeiros dentro da Rede de Atenção Primária à Saúde no município de Marília.

Marília terá inserção de DIU em programa Zera Fila da Saúde

Agendamento DIU no Zera Fila

“Essa inserção de DIU por enfermeiros é novidade em Marília e, já a partir de segunda-feira (14) essas mulheres que estão na fila receberão contato. Então poderão procurar a unidade de saúde mais próxima”, afirmou a coordenadora da Saúde da Mulher, enfermeira Carolina Guizardi Polido.

As pacientes vão passar por consulta de avaliação e receber encaminhamento para a inserção. Há, pelo menos, 300 mulheres na fila.

Assim, as mulheres interessadas em fazer a inserção do DIU pelo Zera Fila podem procurar a unidade de saúde de referência e agendar essa primeira consulta.

Todas as unidades de saúde de Marília já estão aptas a fazer essas orientações iniciais para a escolha do método. As únicas contraindicações são mulheres que ainda não tiveram relação sexual e aquelas que tenham algum problema uterino diagnosticado.