Marília - Alunas da terceira série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração da Etec de Palmital conquistaram os dois primeiros lugares no Concurso Empreenda 2025.
A competição é iniciativa da prefeitura de Palmital com o objetivo de despertar nos jovens o espírito empreendedor. Além disso, mostra como como uma ideia pode ser estruturada e apresentada como um plano de negócio.
Assim, durante nove etapas do processo, que começou em maio, os participantes passaram por oficinas e capacitações, bem como formação inovação e negócios.
A orientação ofereceu, inclusive, orientações em marketing e apresentação para ajudar a ‘vender’ a ideia. O evento reuniu pelo menos 500 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e particulares da cidade se inscreveram.
As dez equipes finalistas apresentaram seus planos de negócio a uma banca com profissionais dos setores empresarial e educacional avaliou.
Os critérios incluem impacto social, originalidade e potencial de mercado.
Moda sustentável
Projeto das estudantes Isabela Negrão, Isadora Alves, Yasmim Araújo e Yasmim Gonçalves, a ideia de negócio Ecodelas deu o prêmio principal para a Etec no concurso em Palmital.
“Nossa proposta é confeccionar e comercializar pela internet camisetas, ecobags e acessórios, utilizando tecidos ecológicos”, explica Yasmim Gonçalves.
Além disso, as estampas devem promover mensagens de conscientização sobre prevenção ao câncer, saúde mental, combate à violência contra a mulher.
“Queremos que o ato de se vestir deixe de ser apenas uma escolha estética e passe a ser também um exercício de empatia e cidadania”, acrescenta a estudante.
As meninas receberam R$ 5 mil e uma bolsa de 50% em curso superior de Administração, além de uma visita à sede do Google, na Capital.
Educação financeira
Já a equipe com Lisnara Costa, Lívia Silva, Maria Domingues e Mariana Correia garantiu o segundo lugar com o projeto Donas da Grana.
Trata-se de um aplicativo para gestão financeira para mulheres microempreendedoras informais.
“Nosso objetivo é promover autonomia econômica por meio da inclusão digital e da educação financeira acessível”, afirma Mariana.
Além da Prefeitura, o concurso de Palmital tem apoio do Centro Paula Souza através do Inova CPS, Sebrae e Sindicato Comércio Varejista de Palmital.