Acesso a alimentação

Marília busca modelo para melhorar coleta e entregas em Banco de Alimentos

Visita de Marília a Botucatu prepara melhorias em Banco de Alimentos

Marília - A equipe da Segurança Alimentar e do Banco de Alimentos “Geralda de Souza” em Marília visitou o Banco de Alimentos de Botucatu para conhecer serviço referência e preparar melhorias na cidade.

O encontro teve a participação da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Parrera. Além disso, viajaram, os servidores municipais Priscila Tiemi Ozawa e Rafael Capputti de Lara.

O Banco de Alimentos “Lourdes Pedutti Soares Batista” existe desde 2015 com projetos de combate ao desperdício de alimentos, incluisve sistema de compostagem de resíduos orgânicos.

A nutricionista Mariele Colletti Coral Batista explicou desde o funcionamento de equipamentos até estrutura do prédio, bem como procedimentos que são realizados.

No encontro, foi possível conhecer os métodos de higienização e seleção dos hortifrútis de coleta diária e entregues a entidades e famílias em vulnerabilidade social.

Além disso, o banco atua com alimentos doados in natura e processamento para produção de doces, molhos, caldos de legumes, temperos e polpas de frutas.

Permite, principalmente, aproveitar de forma limpa e saudável alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização. “De um lado, contribui para a diminuição do desperdício e, de outro, reduz a condição de insegurança alimentar em crianças, jovens e idosos.”

Priscila Tieme Ozawa, responsável pelo Banco de alimentos em Marília, disse que a visita traz conhecimento para estruturar e ampliar o serviço com melhorias na cidade.

A secretária Hélide Parrera salientou que essa troca de experiências permite melhorar as técnicas e políticas públicas.

“A atuação do Banco de Alimentos contribui para evitar o desperdício e levar alimentos para famílias com dificuldade de acesso à alimentação adequada”, finalizou Hélide.