Vida após a dor

Marília divulga rede de apoio e casos de superação contra suicídios

programa em Marília vai ampliar visibilidade de serviços e casos reais de quem supera e vence sofrimento psicológico intenso

Marília divulga rede de apoio e casos de superação contra suicídios

Marília - O programa Ação Papageno vai ampliar visibilidade para rede de apoio e acolhimento psicossocial em Marília e histórias reais de superação que combatem dor emocional e suicídios.

https://www.marilia.sp.gov.br/itbi2025

O objetivo é divulgar histórias de apoio da familiar, comunitária e serviços que, assim, possam inspirar mais casos de superação em intenso sofrimento psicológico.

A base será o atendimento multiprofissional dos três centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que a cidade tem e, inclusive, antecipa promoção do próximo, em construção.

Há dois sob gestão da prefeitura – Com Viver e Catavento -, e além disso, o Caps Girassol, do HC Famema, para dependência química.

O nome do programa refere-se à influência positiva de relatos de enfrentamento saudável do sofrimento psíquico. Tem inspiração na ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart e personagem Papageno em desespero amoroso, que recebe apoio de três amigos.

“Vida depois da dor”

Marília divulga rede de apoio e casos de superação contra suicídios

São casos como o da mariliense Larissa Costa e seu caminho de dores e transformações até tornar-se neuropsicanalista.

“Minha história pessoal me levou à missão de ajudar outras pessoas a cuidarem da mente, transformarem suas relações e resgatarem o amor pela vida. Um m dia, eu mesma precisei fazer isso por mim.

Larissa enfrentou dor emocional profunda, episódios graves de depressão, crises de pânico e quadro de ansiedade muito intensa.

“A dor deixava de ser apenas mental e se manifestava fisicamente. Eu me sentia sufocada. E, quando essas crises vinham com força, o desespero era tamanho que eu só conseguia pensar em uma saída: morrer.”

O apoio do médico psiquiatra e da psicóloga foi essencial para o tratamento, principalmente quando fica difícil explicar o que sente. “Muitas pessoas ao meu redor não compreendiam, inclusive Achavam que era exagero, fraqueza ou falta de vontade. Assim, isso me fazia sentir ainda mais sozinha. “

Conheça a rede de apoio psicossocial de Marília
Marília divulga rede de apoio e casos de superação contra suicídios
  • CAPS Catavento
    Atende crianças e adolescentes de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h na Rua Alcides Nunes, nº 1100, telefone: (14) 3451-1660;
  • CAPS Com Viver
    Atende adultos e idosos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Marquês de São Vicente, nº 322, Jardim Maria Izabel, telefone: (14) 3434-2037;
  • CAPS-ad Girassol (HC-Famema)
    Atende adolescentes e adultos, especificamente por uso álcool e drogas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Santo Antônio, nº 1669, telefone:(14) 3434-2518
  • UPA Norte e UPA Sul:
  • Pronto Socorro do HC-FAMEMA para casos de urgências em saúde mental, com plantão 24h;
  • SAMU (192), em situações de emergências psiquiátricas.