Educação

Zera Fila de Creche anuncia 150 novas vagas para crianças em Marília

Programa para abrir vagas em educação infantil anuncia primeiros resultados e promete mais

Zera Fila de Creche anuncia 150 novas vagas para crianças em Marília

Marília - O Programa “Zera Fila de Creche” anunciou a abertura de 150 vagas para atender crianças à espera de matrículas em Marília. Não há detalhes sobre unidades ou como será a convocação para as matrículas.

É o primeiro anúncio de matrículas após o lançamento com foco na Educação Infantil, principalmente, crianças com quatro meses a três anos de idade.

No último dia 31 de julho, quando o Programa foi oficialmente iniciado, a Central de Vagas registrava 330 crianças aguardando atendimento nas creches do município.

Com a implantação das primeiras ações do “Zera Fila”, já foi possível conceder 150 novas vagas, demonstrando o impacto positivo imediato da iniciativa.

Entre as principais ações do Programa, destacam-se a reorganização da capacidade das unidades de Educação Infantil e a readequação dos espaços físicos. Assim, promove manutenções e adaptações para garantir acessibilidade, segurança e conforto às crianças.

Além disso, oa prefeitura vai reforçar o quadro de profissionais com a contratação emergencial ou temporária de professores. Prevê, inclusive, suprir ausências por afastamentos legais, licenças e outras situações que impactam diretamente na oferta de vagas.

O comunicado aponta ainda previsão de ampliação no serviço de transporte escolar,

Outra medida estratégica do Programa é a implantação do sistema de inscrição antecipada. Permite cadastro a partir de um mês antes de completar os 4 meses de idade — idade mínima exigida para ingresso na creche. Essa medida permite melhor planejamento da oferta de vagas e garante um atendimento mais célere e organizado.

A secretária municipal da Educação, Profª Rosemeire Frazon, destaca a importância do programa como um marco na gestão educacional do município.

“O Zera Fila de Creche é mais do que uma ação administrativa: é um compromisso com o futuro das nossas crianças.”