Agosto Lilás

Saúde em Marília vai reforçar notificação de violência contra mulher

Programação a partir desta quarta-feira divulga informação e estimula denúncias em Marília

Saúde em Marília vai reforçar notificação de violência contra mulher

Marília - Encontro para orientar profissionais de saúde a notificar casos de violência contra mulher abre nesta quarta-feira, dia 6, em Marília roteiro do Agosto Lilás, mês de combate às agressões.

A programação oficial une as secretarias municipais da Saúde e da Cidadania e Assistência Social em diversas atividades. Deve, inclusive, promover novas rodas nos dias 11,13 e 18, sempre às 16h.

O objetivo da orientação é estabelecer os fluxos de violência com atendimentos noas das unidades de saúde (UBS e USF) de todas as regiões. Começa pela zona sul.

A programação segue na quinta, dia 7, que marca aniversário da sanção da Lei Marinha da Penha. Assim, leva para as ruas um ato público no cruzamento entre a Rua 9 de julho e a Avenida Tancredo Neves para conscientização.

Haverá abordagem às mulheres, bem como distribuição de panfletos e entrega de bombons. As secretarias promovem, ainda, orientações sobre saúde, vacinação e aferição de pressão arterial. A ação conta, inclusive, com Centro de Referência da Mulher, Delegacia da Defesa Mulher e dos alunos do Complexo Famema.

“São ações que, além de valorizar os direitos das mulheres, preocupam-se em oferecer um atendimento mais digno, acolhedor e humanizado. Convidamos a todos para prestigiaram as nossas atividades durante este mês”, ressalta a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.

“O silêncio não resolve, denuncie!”

A Prefeitura de Marília lançou este mês campanha de conscientização em que o tema central é “oo silêncio não revolve, denuncie”. O material orienta mulheres que sofrem violência a procurar unidade de Saúde ou o Centro de Referência.

Em Marília, o Centro de Referência da Mulher fica na rua 4 de Abril, 763 e atende de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os contatos também estão disponíveis pelos telefones: (14) 3434-2721 / (14) 98205-1375 ou pelo e-mail: [email protected]

O atendimento acompanha todas as pessoas que se identifiquem com o gênero feminino. O Mapa da Segurança Pública 2025 mostra um dado chocante: quatro mulheres são mortas por dia no Brasil.

Além disso, o público pode fazer denúncias Disque 180 – atendimento 24 horas e é anônimo.