Sem fogo

Fundação Florestal inclui Estação de Marília em programa contra queimadas

Operação de estiagem aumenta estrutura de proteção em unidades de conservação da Fundação florestal

Fundação Florestal inclui Estação de Marília em programa contra queimadas

Marília - A Fundação Florestal do Estado apresentou programa de prevenção e controle de queimadas e incêndios que contempla ações na Estação Ecológica de Marília.

Em todo O Estado, o programa vai envolver R$ 11 milhões e a criação de estrutura de equipamentos, equipes e treinamentos para controle de fogo.

O programa não revelou dados específicos de investimentos na cidade, mas segundo a Fundação, é um model integral que combina esforços de todas.

Assim, caso a estação de Marília tenha maior demanda, pode receber estrutura e valores do programa todo. Uma possibilidade, principalmente, porque a Fundação lembra que a área de Marília sofreu muitas ameaças por fogo em 2024.

Fundação Florestal inclui Estação de Marília em programa contra queimadas

O investimento é parte da Operação SP Sem Fogo para controle de incêndio em Unidades de Conservação (UCs). Envolve reforço tecnológico, expansão de equipes em campo, bem como novas estratégias integradas de monitoramento e resposta rápida.

A compra de equipamentos apresenta motobombas, mochilas costais, ferramentas multifuncionais e, além disso, tanques flexíveis de 20 mil litros. Eles devem atender, principalmente, abastecimento em regiões remotas.

A estrutura anuncia ainda contratação de 57 bombeiros civis e o reforço de uma frota com caminhões-pipa, 35 quadriciclos e 40 veículos leves.

A Fundação Florestal vai utilizar, inclusive, monitoramento via satélites, com dois sistemas capazes de detectar focos de calor em tempo real.