Marília - A partir desta quinta-feira, 14 de agosto, programa da Prefeitura de Marília para incentivar arborização disponibiliza 2.141 mudas de árvores de médio e grande porte.
O pacote oferece, inclusive, espécies frutíferas, para retirada gratuita pela população no Viveiro do Bosque Municipal.
A oferta inclui árvores nativas da região, bem como espécies exóticas com modo de uso urrbano que atende padrão de planejamento.
Segundo o comunicado oficial, as mudas chegam ao município como compensação ambiental por empreendimentos ou ações de impacto em árvores nativas.
Assim, a medida visa buscar manutenção e ampliação da cobertura vegetal na cidade e ada pessoa poderá retirar uma muda.
O secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Rodrigo Más, disse que o Censo 2022 colocou Marília como a 12ª em arborização no país.
“Estamos trabalhando para manter e expandir essa cobertura. Mas com espécies adequadas, evitando problemas como levantamento de calçadas, interferência na fiação e frutos indesejados.”
O Viveiro do Bosque Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, com atendimento aberto ao público para retirada das mudas.
Há opções em manacá-de-cheiro (60 mudas), falsa-murta (170), quaresmeira (100) e diversas variedades de ipê — roxo, branco, amarelo e rosa.
Além disso, espécies menos comuns como calistemon (50), nêspera (50), aroeira (60), paineira (20), pau-d’alho (20) e angico-vermelho (20)>
Para quem prefere árvores frutíferas, o viveiro oferece cereja-do-Rio-Grande (79), jabuticaba Sabará (100), amora (100), pitanga (70), goiaba (50) e araçá amarelo e vermelho (75).