Emergência climática

Estudante da Unimar é finalista em projeto da Globo para comunicação ambiental

Estudante da Unimar é finalista em projeto da Globo para comunicação ambiental

Marília - A estudante Julia da Silva de Nadai, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília (Unimar) é finalista em projeto nacional da Globo para comunicação sobre emergência climática.

Trabalho da acadêmica está entre dez que o projeto projeto Academia LED – Laboratório Experimental de Desenvolvimento. Além da rede Globo, a seleção tem parceria do Instituto FSB.

O objetivo é fomentar jornalismo entre jovens universitários, desafiando-os a produzir reportagens inovadoras com foco em temas de impacto social. Neste ano, a ênfase foi na emergência climática.

Assim, participaram do projeto 130 estudantes de comunicação de todo o país. Júlia abordou conceito de seca urbanização.

Realidades distintas, desafios comuns

Assim, direcionou o foco a três cidades brasileiras que possuem realidades distintas, Campinas (SP), Manaus (AM) e Portalegre (RN). E mostrou que, contudo, enfrentam desafios semelhantes nao acesso à água e aos impactos da crise ambiental.

Para ela, foi uma experiência única. “Minha mãe me incentivou a participar. Ela viu a notícia na televisão, me chamou e eu decidi olhar no site. No momento, fiquei um pouco aflita se deveria fazer, porque vi que o prazo era curto. Aliás, eu tinha apenas dois dias, mas comecei a pesquisar e decidi abordar um tema que está presente, mas pouco exposto, que é a seca urbana. Falar de três cidades tão diferentes, mas com o mesmo problema, foi um desafio enorme”, conta.

O resultado da seleção chegou em um momento especial: o dia do aniversário.

“Foi um baita de um presente, porque pra mim foi um sonho. A Júlia de 8 anos, que sonhava brincando de jornalista, esteve lá, à frente disso tudo. E acho que vai ajudar muito na minha carreira. Vou usufruir muito dessa experiência e levar tudo pra minha vida”, complementa.

Imersão presencial na Globo

Além do reconhecimento nacional, o projeto deve levar a estudantes da Unimar para imersão presencial na Globo, no Rio de Janeiro. Inclui mentoria de profissionais da área, bem como gravação da reportagem com equipe da emissora e exibição no Jornal Nacional.

A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unimar, Débora Massarolo Otoboni, destaca que a conquista de Julia é motivo de muito orgulho.

“O curso de Publicidade e Propaganda incentiva a criatividade e a atuação dos alunos em múltiplas áreas da comunicação, incluindo jornalismo, audiovisual e projetos autorais. A participação de Julia demonstra o impacto da formação oferecida pela Universidade e reforça o potencial transformador da educação”, destaca.