Marília - Marília registrou queimada em cobertura de 95mil m² de área na zona norte e está, inclusive, em alerta da Defesa Civil do Estado para risco de fogo.
O incêndio do final de semana atingiu grande área de vegetação na região do distrito de Padre Nóbrega e, assim provocou intervenções dos Bombeiros no sábado e domingo.
Não há relato de danos materiais ou vítimas, porém, a cortina de fumaça espalha situações de transtorno e risco. Além disso, os bombeiros atuaram na proteção a residências próximas.
A condição de estiagem, bem como aumento de seca em áreas de vegetação, seguem e estimulam queimadas. A Defesa Civil expediu alerta nesta segunda-feira (25) para risco que, além de Marília, atinge mais regiões próximas.
“As regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Marília, Bauru, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto estão sob maior atenção.”
Diz, inclusive, que as condições meteorológicas “favorecem a rápida propagação do fogo”. Atingem, principalmente, áreas com vegetação seca, rasteira e pastagens.
Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a importância de prevenção, evitar a queima de lixo, bem como de restos de poda. Além disso, não usar fogo como limpeza e controle de mato em terrenos.
A pasta lembra ainda que provocar queimadas é crime ambiental, sujeito a punições, além de trazer sérios impactos para a saúde da população.