Marília - O Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília) instalou na noite da quinta-feira o Centro Internacional de Certificação Digital, único em raio de 200km.
É um marco para a instituição e para o mercado de tecnologia em toda a região. Passa a oferecer em Marília acesso a preparação e provas de certificação para dezenas de empresas.
Representa muito para o mercado e para reconhecimento dos profissionais. A certificação atesta conhecimento do profissional sobre softwares, plataformas e diferentes ferramentas.
Tem nível de diploma extra, que atesta capacidades com aloto nível de exigência. Envolve nomes como Microsoft, Meta, Adobe, Autodesk, Unik e mais.
O projeto começou com participação de dois estudantes do Univem seleção de competição nacional para a Adobe. O Univem ficou entre as poucas com 100% de aproveitamento.
‘Todos usam, nem todos com máxima produtividade’
O lançamento trouxe para a cidade o engenheiro Álvaro Venegas, CEO da ENG, responsável pela certificação. Além dele, Simone Lourenço, diretora para Parcerias Acadêmicas, participou.
Foi Álvaro Venegas, inclusive, quem sugeriu, em março, instalar o Centro Internacional de Certificação no Univem.
“Muitas tiveram 0%, nenhum candidato com aproveitamento”, disse Álvaro. “Todo mundo usa o software, mas nem todos usam com máxima produtividade. Então, os fabricantes, como a Microsoft e Autodesk, geram exames para comprovar proficiência”, explicou.
‘Atender alunos e a comunidade’
Os certificados, aliás, listam, as habilidades e conhecimento. Assim, refletem na empregabilidade de alunos e profissionais.
Dessa forma, o Univem vai oferecer a preparação e as provas tanto a estudantes quando a profissionais já no mercado.
“Esse centro internacional de certificação é mais que uma iniciativa inédita. É um acesso importante a estudantes, profissionais, empresas. E só nós temos, saímos na frente para atender a comunidade inteira”, destacou o reitor Luiz Carlos Macedo Soares.
‘Motivo de orgulho’
Uma iniciativa que envolveu o pró-reitor de Administração Carlos Antonio Monteiro, um expert em gestão de ensino superior com renome nacional.
“É um marco referencial de qualidade e inovação. Para a cidade é motivo de orgulho, o primeiro centro internacional na nossa região. Na verdade, as grandes empresas, mais que o diploma, querem esse certificado. Ele representa saber fazer.”
Além do lançamento, a noite homenagem ao professor Rogério Garrido Bertolini e as estudantes Vinícius Espadoto Carvalho e Letícia Januário Lima. Alunos no 3º semestre do curso de Design Gráfico, eles foram os vencedores e comemoram com agradecimentos, principalmente ao professor.
“Foi tenso, foi técnico e acho que a grande responsável por isso foi a instituição. Gostaríamos de agradecer muito. Com toda certeza a gente acredita que é uma porta que se abre a novas conquistas.”