Arte & Lazer

André Abujamra celebra 50 anos no Sesi de Marília

André Abujamra celebra 50 anos no Sesi de Marília André Abujamra celebra 50 anos no Sesi de Marília André Abujamra celebra 50 anos no Sesi de Marília André Abujamra celebra 50 anos no Sesi de Marília
André Abujamra celebra 50 anos no Sesi de Marília

O SESI Marília recebe nesta sexta-feira, dia 4, o músico André Abujamra, com show que celebra seu cinquentenário de vida e o lançamento de seu quarto álbum solo “O Homem Bruxa”, com apresentação que traz a fusão das múltiplas faces do artista. A entrada é gratuita.

André Abujamra carrega como marca registrada a capacidade de se reinventar a cada trabalho e traz um repertório composto por 10 faixas, sendo oito autorais, além de produzir, dirigir, dançar, atuar, fazer mágicas, e até levitar, ponto alto do espetáculo.

Também há uma participação em vídeo, em que diante de uma projeção, o músico surge dentro de uma espaçonave em 3D durante o show.

Multi-instrumentista, ele surpreende o público com a ousadia de tocar, com bom humor, todos os instrumentos (piano, baixo, guitarra, bateria, percussão, conga, teclado e a tradicional flauta chinesa, Hulusi), em uma estrutura denominada Homem Banda, que serve como suporte aos demais instrumentos, tendo como conceito o one man-band (banda de um homem só).

Além de criar a ambientação sonora, Abujamra faz também a visual com as projeções eventuais que ocupam o fundo do palco, com direito a sua interação com Jerry Lewis tocando saxofone, em uma cena de um de seus filmes, em uma lúdica sincronia.  

Neste novo trabalho, o artista faz homenagem ao seu pai, Antônio Abujamra, falecido em abril deste ano, e que fez uma participação especial na faixa Espelho do Tempo. Já sua matriarca, que ele perdeu há quase dois anos, é homenageada na música Mãe Cazu, canção feita junto com sua esposa e que faz uma reverência à maternidade.

Segundo o próprio artista, o nome do disco O Homem Bruxa é a desconstrução das palavras. Para ele, este novo trabalho é transgressor ao assumir os erros como acertos em uma grande alquimia sonora e visual, em um caldeirão de criatividade pulsante, visceral e, acima de tudo, verdadeira.

“Tornar visível as coisas invisíveis no mundo de hoje, onde tudo é feito para ser ajustado e tudo é desajustado. Nunca segui a lógica convencional”, comenta Abujamra.

André Abujamra é diretor artístico, produtor musical, cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor brasileiro. Seu currículo acumula prêmios como Candango, Kikito, Guarnicê e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Tem participação em mais de 40 filmes brasileiros, muitos deles premiados, entre eles Bicho de 7 Cabeças, Carandiru, 2 Coelhos, Castelo Rá-Tim-Bum, Trinta, e diversos outros. Também fez a trilha sonora do Telecurso, programa Provocações e do Castelo Rá-Tim-Bum da TV Cultura.

Na década de 80 montou, junto com Maurício Pereira, a banda Os Mulheres Negras. Eles se autodenominavam a terceira menor big band do mundo. Abujamra participa e foi fundador também da banda Karnak.

André já lançou três CDs solo, dirigiu videoclipes, fez a produção musical de inúmeros artistas, é o idealizador, roteirista e diretor de dois programas para o Canal Brasil.

SERVIÇO
Teatro do SESI Marília – Av. João Ramalho, 1306, Jardim Conquista
4 de dezembro, sexta, às 20h00.
Informações: (14) 3401-1524
Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI.  Os ingressos serão distribuídos 01 hora antes do início do espetáculo.