Marília

1º Agro International Webinars Unimar reúne profissionais de quatro países

1º Agro International Webinars Unimar reúne profissionais de quatro países 1º Agro International Webinars Unimar reúne profissionais de quatro países 1º Agro International Webinars Unimar reúne profissionais de quatro países 1º Agro International Webinars Unimar reúne profissionais de quatro países
1º Agro International Webinars Unimar reúne profissionais de quatro países

A Universidade de Marília (Unimar) realizou a abertura da série de palestras do 1º Agro Internacional Webinars Unimar. O evento foi idealizado pelo Grupo de Estudos Agronômicos da Unimar (GEAU) e o Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX), com o objetivo de fomentar a internacionalização dos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica.

De acordo com o Coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, Ronan Gualberto, a Internacionalização proporciona ao acadêmico o aprimoramento profissional. “A Unimar e, em especial, o curso de Engenharia Agronômica entende a importância da internacionalização tanto no aspecto profissional, quanto no pessoal porque promove benefícios para a formação dos alunos no âmbito pessoal, cultural e na carreira. Sem contar, que possibilita a interação dos nosso corpo docente com outros profissionais”, ressalta.

O docente do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, Daniel Teixeira, conta que a Webinar visa mostrar os benefícios e aprendizados que o intercâmbio acadêmico proporciona. “O objetivo maior deste evento é apresentar aos alunos as oportunidades que eles têm de estudar nesta instituição, que oferece chances de intercâmbio para o exterior, sempre com o respaldo da Universidade, levando a uma enriquecimento profissional. Isso porque, o curso de agronomia é muito relacionado ao ambiente e situações que vivemos localmente e, bem como, ter o prazer de conhecer outras realidades acarreta em grandes aprendizados”, conta. 

Daniel conta ainda, como se sente orgulhosos por estar contribuindo com a realização do evento. “Conseguir no meio da situação que estamos vivendo, com a pandemia, usar a tecnologia para nos aproximar e ter o prazer de colocar especialistas de quatro países, dois da América Latina e outros da Europa, para falar para os discentes é um orgulho muito grande”, declara.

A abertura do 1º Agro Internacional Webinars Unimar foi realizada pela Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o Coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unimar, Ronan Gualberto, a Diretora do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Trás os Montes e Alto Doro (UTAD), Anabela Afonso Fernandes Silva, Docente de Engenharia Agroindustrial da Uniagraria (Fundación Universitaria Agraria de Colombia), Javier Darío Hoyos Leyva, o docente da IKIAM do Equador, (Universidad Regional Amazónica), Wilfredo Franco e Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da UDE do Uruguai (Universidad de la Empresa. Estes profissionais buscaram, neste primeiro encontro, dar uma introdução dos assuntos que serão debatidos durante a série Webinar.

A Agro Internacional Webinars Unimar acontecerá nos dias:

15 de outubro – Docente de Engenharia Agroindustrial da Uniagraria (Fundación Universitaria Agraria de Colombia), Javier Darío Hoyos Leyva

29 de outubro – Docente da IKIAM do Equador, (Universidad Regional Amazónica), Wilfredo Franco. 

19 de novembro – Diretora do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Trás os Montes e Alto Doro (UTAD), Anabela Afonso Fernandes Silva

26 de novembro –  Diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da UDE do Uruguai (Universidad de la Empresa.

A série de palestras foi promovida em parceria com o Departamento de Relações Internacionais da Unimar (DRI). A Coordenadora de Relações Internacionais da UNIMAR, Walkiria Martinez, destaca a importância das instituições repensarem em seus modelos de Internacionalização acadêmica no atual contexto. “As ações acadêmicas online com outros países surgiram como alternativa para que o processo de internacionalização não fosse interrompido, mesmo sem a realização de mobilidade presencial. Este evento, vem afirmar novamente o posicionamento da Universidade frente a importância da Internacionalização”, destaca.

Para o assessor de assuntos internacionais, Juan Orellana, proporcionar a interação entre Instituições é sempre um momento de alegria. “Estamos muito alegres com este evento e com  a oportunidade de estreitar, cada vez mais, os laços com outras instituições e potencializar a internacionalização da Agronomia, que é um curso de destaque”, conta.

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o evento acadêmico solidifica a qualidade educacional da graduação. “Data muito importante para o curso de agronomia da Universidade de Marília, com a realização do primeiro evento internacional. Quero parabenizar o Coordenador Ronan, o professor Daniel e os acadêmicos, que de fato concretizaram este projeto, que iniciou tímido e hoje é uma  realidade. A Universidade de Marília está a disposição de projetos como este, apoia a internacionalização e espera que em breve, depois deste momento difícil que todos nós temos vivido, a gente consiga efetivar a nossa modalidade, que é uma realidade dentro da Universidade”, destaca.

Ainda segundo a Pró-reitora, a Universidade segue priorizando a educação e proporcionando eventos online para que o acadêmico siga no processo de construção da carreira. “Uma das coisas boas que a pandemia pode nos proporcionar foi  a virtualização da acadêmia. A gente tem realizado importantes encontros acadêmicos, facilitados pela tecnologia, que hoje é um grande aliado da educação. Sem dúvida nenhuma, que a educação precisa ser prioridade e a tecnologia um elo para conectar pessoas. E é isso que vimos no Webinar da Agronomia. As telas são ferramentas para sentirmos menos saudade, mais acolhidos e mais próximos. Quero, mais uma vez, parabenizar o curso de agronomia, que hoje faz este importante evento, e todos os cursos de graduação e pós-graduação, porque desde o início da pandemia estamos superando as dificuldades e, tenho certeza, que a juntos sairemos mais fortes e mais fortalecidos deste momento”, finaliza.