Um abaixo-assinado lançado pela ONG Origem e pelo empreendimento turístico MoteseBull Marília Off-Road pede medidas da prefeitura para tratar ou afastar os esgotos residenciais que são despejados “in natura” nas nascentes de um córrego no Parque CECAP Aeroporto em Marília.
Segundo os ambientalistas, o córrego – próximo à Rua Virgínio da Silva e no final da Rua Bartolo Viúdes- possui várias cachoeiras e mata atlântica preservada e potencialidades turísticas.Para aderir, acesse a campanha na página oficial de coleta de assinaturas.
Oferece diversos pontos para mirantes com vista para os Itambés, muitas nascentes, cachoeiras, paredões para visitação ou prática esportiva, empreendimento turístico que está estruturando área de alimentação.
Tem ainda locais para camping, equipamentos de lazer, pistas off road para a prática de esportes a motor, diversas trilhas que possibilitam cavalgadas, passeios, além de vasta área ao ar livre que possibilita o contato com a natureza, escaladas, arvorismo, tirolesa, educação ambiental e até uma estrutura de um antigo teleférico.
A campanha diz que o Daem foi procurado e informação que o local ainda não tem Rede de Afastamento de Esgotos e não há previsão, “pois o DAEM não tem capacidade financeira de implantar a Rede e fazer as interligações”.
O documento destaca ainda que as cachoeiras “merecem e precisam ser purificadas conforme preconiza o Código Florestal a legislação ambiental e o bom senso”.
A campanha sugere ainda a implantação de uma Estação de Tratamento Compacta que poderá ser transferida para outro lugar quando a rede de afastamento de esgoto e interligações chegarem ao bairro.