
A Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília) retoma nesta terça-feira o programa “Café Empresarial”, um encontro de debates que terá como tema “Combatendo o assédio no ambiente de negócios” com análise sobre o assédio moral em empresas.
Valéria Cristina Tamião, que é diretora financeira; a advogada Paula Basso Rialto e a psicóloga Elaine Cordeiro vão abordar o assunto e conduzir a discussão. O assédio ocorre quando o trabalhador é vítima de ações negativas no ambiente empresarial que tenham como objetivo agredir, para constranger, humilhar ou ofender.
“O assédio pode ser configurado como condutas abusivas exaradas por meio de palavras, comportamentos, atos, gestos, escritos que podem trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em perigo o emprego ou degradar o ambiente de trabalho”, explicou o presidente da Acim, Adriano Martins.
“Em resumo, é a perseguição contra o trabalhador no ambiente de trabalho”, reforçou Adriano Luiz Martins ao considerar importante o questionamento, principalmente entre os empreendedores mais novos que muitas vezes consideram algumas situações como normais, mas não são.
O superintendente da associação, José Augusto Gomes, disse que o assédio moral é a situação mais comum entre as agressões e pressão sobre trabalhadores.
O encontro será feito às 8h30 na sede da Acim. A participação é gratuita e interessados só precisam se identificar na recepção da entidade.
Adriano Martins disse que a retomada deve provocar mais encontros temáticos na instituição.
Ele lembrou ainda a atuação de conselhos criados na associação para diferentes grupos de atuação e representação pública, como jovens, mulheres, psicólogos, advogados e outros.