
Um balanço do programa de vacinação e prevenção contra sarampo em Marília mostra que adultos acima dos 30 anos foram os mais interessados na proteção contra a doença, que atingiu dez casos e criou situação de surto na cidade.
Foram aplicadas 7.096 doses em pessoas com 30 anos ou mais contra 1.216 doses em crianças entre seis meses e abaixo de cinco anos.
O número de pessoas vacinadas a partir de cinco e abaixo de 12 anos somou 232 nestes dois meses. Na faixa etária entre 12 e 29 anos foram aplicadas 3.406 doses da tríplice viral.
Entre os dias 1º de julho e 5 de setembro, ou seja, pouco mais de dois meses, foram aplicadas 14.472 doses da vacina, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola.
Os números correspondem às vacinas aplicadas na rotina (calendário vacinal), dose zero preconizada devido ao surto (indicada aos bebês entre seis meses e um ano) e nos diferentes bloqueios realizados, após casos suspeitos ou confirmados da doença.
A cidade chegou a 69 notificações de suspeitas. Ainda são aguardados dezenas de resultados do laboratório Adolfo Lutz, referência para todo Estado de São Paulo.
Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde indica que, no período entre 9 de junho e 31 de agosto, foram confirmados 2.753 casos no país, em 13 Estados. São Paulo teve 2.708 do total de casos, ou seja, 98,4% do total no Brasil.