O Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) homologou resultado de uma licitação para contratar os projetos de implantação do sistema PAPI em Marília e oferecer mais auxílio a pilotos para pousos com segurança.
PAPI é a sigla em inglês para indicador de percurso de aproximação de precisão, um sistema de luzes que orienta o piloto sobre a altitude do avião para o pouso.
Marília foi inserida em licitação que prevê também projetos para Araçatuba, Araraquara, Barretos, Franca, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga. Os projetos vão custar R$ 208 mil e indicar os modelos de implantação a serem adotados em cada cidade.
Atualmente essa análise depende exclusivamente do piloto e é influenciada pela experiência e condições do voo no momento do pouso.
O PAPI funciona com jogos de luzes brancas e vermelhas – geralmente duas de cada – que fazem a leitura da aproximação. Duas luzes de cada cor indicam rampa correta de aproximação. Todas brancas indicam que o avião está alto e todas vermelhas que está baixo.
A implantação do PAPI deve acompanhar outros investimentos na cidade, como um projeto de recape para a pista e área de taxiamento dos aviões antes e após o pouso.
A melhoria acompanha outros benefícios já instalados, como o sistema RNAV que orienta pilotos para aproximação correta e pouso por sistema de GPS. O modelo torna mais segura a aterrisagem, especialmente para voos noturnos.
Grandes aeroportos oferecem sistemas mais modernos de pousos – chamados de ILS (sigla em inglês para sistema de aterrissagem por equipamentos) que oferecem maior precisão e suporte, com níveis que permitem pouso totalmente controlado por equipamentos em aviões mais modernos.
Os investimentos também acompanham processo de valorização dos aeroportos para um programa de concessões, que deveria ser lançado em novembro e está em fase final de análise de documentos. Todos os aeroportos sob gestão do Daesp devem ser transferidos a empresas. O aeroporto de Marília estaria indicado para aocmpanhar concessão de Araçatuba.
A cidade mantém hoje linhas regulares de duas companhias – Azul e Passaredo – com voos para aeroportos de Viracopos, em Campinas, e Congonhas, em São Paulo, além de voos privados e comerciais de táxi áero, treinamento de pilotos e serviços.
A expectativa para a concessão e investimentos do Daesp é a indicação de obras no terminal de passageiros, que é pequeno, ultrapassado e sem estrutura de atendimento adequado às companhias e usuários.