Um repasse adicional oferecido pelo Ministério da Saúde vai garantir a agentes de controle de endemias em Marília um pagamento adicional de R$ 1.250 como “incentivo financeiro”.
O valor deve ser repassado pelo Ministério da Saúde ao município no último trimestre de cada ano. O pagamento aos ACEs está previsto para acontecer, conforme a lei, no mês seguinte ao repasse federal.
O valor de R$ 1.250,00 é integral e não há descontos de encargos ao servidor. A formalização da medida ainda depende de aprovação de um projeto na Câmara da cidade.
Os Agentes de Controle de Endemias desenvolvem ações educativas e de mobilização da comunidade, para prevenção e controle de doenças e agravos à saúde; identificam casos suspeitos e encaminham, quando indicado, para a unidade de saúde.
Eles também divulgam informações para a comunidade sobre sinais e sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças, medidas de prevenção individual e coletiva; executam ações de campo para pesquisas e coleta de reservatórios de doenças; realizam cadastramento e atualização de dados, entre outras atribuições.