A quinta-feira tem tempo instável sobre o estado de São Paulo, com muita nebulosidade variável e previsão de chuvas isoladas, algumas acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas, principalmente a partir do período da tarde.
A previsão é do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp em Bauru e acompanha outros institutos com projeção de mais chuvas para os próximos dias.
A chuva é acompanhada por projeções de temperaturas em alta, com mínimas entre 18º e 20º e máximas na faixa de 30º.
Segundo a plataforma Climatempo, uma frente fria está se afastando lentamente pelo mar, próximo ao litoral de SP, e juntamente com a circulação de vento em níveis médios da atmosfera, favorece a formação de grandes áreas de instabilidade no Estado de SP.
Estas nuvens carregadas são reforçadas pelo fluxo contínuo de ar quente e úmido vindo da Amazônia. Ao longo da quinta-feira (14) estas instabilidades ainda ficam bastante ativas e espalhadas por SP. Há risco de chuva forte e volumosa ao longo do dia.
À tarde e à noite o risco de temporais aumenta ainda mais por conta do ar abafado e a chuva cai com forte intensidade e vem acompanhada de raios e vento forte, com rajadas de vento, variando em média de 50 a 70 km/h, em muitas regiões paulistas (inclusive na Grande São Paulo).
O Ipmet diz ainda que a ação da nova frente fria é esperada sobre o estado de São Paulo a partir de domingo, como consequência chuvas moderadas/forte, acompanhadas de descargas elétricas são previstas neste período.