Saúde

Alinhamento fortalece atendimento e acolhimento nas UPAs

HBU promove reuniões com foco em garantia de qualidade

alinhamento fortalecem atendimento nas UPAs e garantem acolhimento com qualidade à população
alinhamento fortalecem atendimento nas UPAs e garantem acolhimento com qualidade à população

Marília - As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da Zona Norte e PA da Zona Sul, vinculados ao Hospital Beneficente Unimar (HBU), passam por reestruturação com foco em acolhimento de qualidade.

Além dos investimentos em infraestrutura e reforço das equipes, reuniões frequentes de alinhamento entre os profissionais são fundamentais para garantir um atendimento humanizado, ágil e seguro aos pacientes.

De acordo com a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, essas reuniões são essenciais para manter a sintonia entre as equipes e assegurar que o padrão de excelência do hospital está também nas unidades de urgência e emergência.

“A UPA e o PA são duas instituições públicas sob a gestão do Hospital Beneficente Unimar. Nosso compromisso é que elas ofereçam a mesma competência de atendimento que o hospital já realiza”, destaca.

alinhamento fortalecem atendimento nas UPAs e garantem acolhimento com qualidade à população

Foco no fluxo de atendimento

Segundo a Superintendente, os encontros entre os profissionais acontecem de forma rotineira e estratégica, focando tanto nos fluxos de atendimento quanto na ambiência das unidades.

“Estamos investindo fortemente para que, nos próximos 30 dias, as duas unidades estejam totalmente revitalizadas, com mobiliário novo, pintura completa, telhados trocados e uma ambiência mais acolhedora. Queremos atendimento às pessoas em um ambiente digno, mesmo em situações de urgência e emergência”, complementa.

Outro foco das reuniões é o acompanhamento criterioso dos pacientes em estado mais delicado. “Trabalhamos para que a permanência de pacientes nas UPAs e no PA seja a menor possível. Nossa meta é que eles fiquem no máximo por algumas horas. Mas, nos casos em que isso não é viável, garantimos que esses pacientes estão recebendo assistência completa, como se estivessem internados em um hospital”, explica Márcia.

120 mil atendimentos

Somente no primeiro semestre de 2025, as unidades já somaram mais de 120 mil atendimentos, sendo mais de 66 mil na UPA Norte e mais de 56 mil na UPA Sul, evidenciando o papel estratégico dessas estruturas no acolhimento da população em situações de urgência e emergência. 

Ainda segundo a Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva, outro ponto importante é a definição de prioridades no atendimento, os quais seguem os critérios técnicos, sempre respeitando a gravidade dos casos. “Às vezes a população questiona a ordem de atendimento, mas é importante esclarecer que quem define isso é a equipe da sala vermelha. Eles sabem exatamente quem precisa de cuidados imediatos. Essa lógica é aplicada tanto no HBU quanto nas demais unidades sob nossa gestão”, afirma.

O reforço das equipes com emergencistas e a capacitação constante dos profissionais também fazem parte da estratégia de fortalecimento das unidades. A superintendente lembra que, diante da escassez de leitos hospitalares na cidade, as UPAs precisam estar preparadas para manter pacientes em observação com segurança. “Estamos organizados para estabilizar e monitorar os pacientes enquanto aguardamos a liberação de vagas hospitalares. E, quando necessário, articulamos rapidamente a transferência para garantir a continuidade do atendimento”, conclui.

Com essas ações integradas e coordenadas, a direção do Hospital Beneficente Unimar reforça o pedido para que a população confie no trabalho das equipes. “Estamos dando o nosso melhor, com transparência e competência. O compromisso com a saúde pública está no centro das nossas decisões”, finaliza Márcia Mesquita Serva.