Estudantes e professores de escolas estaduais de Marília devem ser envolvidos em um processo de seleção para títulos de livros a serem adquiridos pelo governo do Estado para formar acervo das unidades.
As compras serão feitas pela Secretaria de Educação mas unidades já divulgam processos de votação e indicação. O objetivo é mobilizar os estudantes e oi projeto pode atingir diferentes instâncias nas unidades.
A escola Benito Martinelli, na zona norte da cidade, por exemplo, divulgou o processo em redes sociais e vai agregar a votação a um processo de revitalização do espaço de leitura que une direção, professores e estudantes.
O trabalho movimentou a escola mesmo no tempo de pandemia, com reorganização da biblioteca, que funciona em uma sala de leitura. O uso do espaço ainda acompanha medidas de restrições, mas o objetivo é popularizar o uso
“O Grêmio Estudantil está participando com a direção. Mesmo na epidemia, de forma mais controlada, com poucos alunos, eles participaram na reorganização do espaço”, explicou a coordenadora pedagógica da escola, Larissa Capinzaiki Sojo.
Além da indicação, os alunos vão participar de votação para definir a lista de obras a serem encaminhadas para o Estado. A escola tem quase 600 alunos em turmas do sexto ano do ensino fundamental até terceiro ano do ensino médio.